Revista

Rotary realiza teste de Hepatite neste sábado em frente ao Supermercado São Sebastião

 

O Rotary Club de Santa Cruz do Rio Pardo juntamente com a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH) realizará neste sábado, 17, a continuação dos testes rápidos para prevenção à hepatite C. A Etec Orlando Quagliato de Santa Cruz do Rio Pardo também é parceira no evento e disponibilizará os alunos do curso de técnico em enfermagem para realização do teste.

Esta será a terceira etapa do evento, a primeira aconteceu no Centro de Saúde Dr. José Carqueijo e a segunda no Supermercado Avenida.

Homens ou mulheres acima de 40 anos ou pessoas com tatuagens devem comparecer ao supermercado São Sebastião para realizar o teste gratuito de identificação do vírus da Hepatite C. Os exames acontecerão das 9h às 13h na entrada do supermercado, que fica na Av. Cel. Clementino Gonçalves, 437.

A hepatite C é causada pelo vírus C (HCV), já tendo sido chamada de “hepatite não A não B”. O vírus C, assim como o vírus causador da hepatite B, pode estar presente no sangue. Entre as causas de transmissão estão a transfusão de sangue, o compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de piercings, contaminados durante a gravidez ou pessoas que tiveram relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada.

O surgimento de sintomas em pessoas com hepatite C aguda é muito raro. Entretanto, os que mais aparecem são cansaço, tontura, enjoo e vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Não existe vacina contra a hepatite C, mas evitar a doença é muito fácil. Basta não compartilhar com outras pessoas nada que possa ter entrado em contato com sangue, como seringas, agulhas e objetos cortantes. Entre as vulnerabilidades individuais e sociais, devem ser considerados o uso de álcool e outras drogas e a falta de acesso à informação e aos insumos de prevenção como preservativos, cachimbos, seringas e agulhas descartáveis.

 

O Rotary

O Rotary é uma rede global de voluntários que se dedica a enfrentar grandes desafios da humanidade. Seja ajudando famílias menos privilegiadas ou lutando para erradicar a pólio no mundo, seus associados causam mudanças positivas local e internacionalmente. Para mais informações, acesse o site do Rotary.

 

 

Dente de leite não caiu e o dente permanente nasceu?

VER NOTÍCIA

Família é a grande parceira no atendimento domiciliar

VER NOTÍCIA

AleNeto Enfermagem discute envelhecimento saudável e assistência humanizada

VER NOTÍCIA