Revista

28 de Setembro: Dia Mundial Contra a Raiva

 

Merial une forças com veterinários, proprietários e defensores da causa para eliminação desta zoonose que mata 59 mil pessoas no mundo por ano.

 

Hoje, 28 de Setembro, é comemorado o Dia Mundial Contra a Raiva e a Merial Saúde Animal, líder global no fornecimento de vacinas antirrábicas para uso veterinário, fortalece parcerias com ONGs, médicos veterinários, proprietários de pets e autoridades de todas as partes do mundo para conscientizar a população sobre as práticas necessárias para prevenção e educação sobre os problemas causados por esta zoonose aos animais e seres humanos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a raiva está presente em mais de 150 países e territórios. A Aliança Global para Erradicação da Raiva estima que 59.000 pessoas morram anualmente, sendo que até 40% dos óbitos são de crianças.

Estima-se que o prejuízo econômico causado pela raiva chegue a US$ 8,6 bilhões e, embora possa ser evitada por meio de uma estratégia adequada de educação e vacinação, quase sempre é fatal a partir do momento em que aparecem os sintomas da infecção. Cães não vacinados representam a principal fonte da infecção por raiva em seres humanos e, de acordo com a OMS, com a vacinação de 70% da população mundial de cães os óbitos humanos devido à raiva poderiam ser eliminados.

Neste Dia Mundial Contra a Raiva, a Merial, instituições e pessoas de todo o mundo se unem para lutar contra a raiva e o sofrimento causado por ela. 28 de setembro celebra a morte do químico francês Louis Pasteur no final do século XIX. Pasteur foi o criador da primeira vacina antirrábica e pioneiro na prevenção da enfermidade.

No Brasil, a Merial é parceira de instituições como a Ampara Animal, e da classe de médicos-veterinários desde a década de 1960, fornecendo vacinas antirrábicas, suporte educacional e serviços técnicos na luta contra a raiva.

“A Merial une forças com especialistas, instituições de proteção aos animais, clínicos e formadores de opinião na prevenção da raiva e também com proprietários para conscientizar sobre a necessidade da vacina antirrábica em animais domésticos, de produção e selvagens”, afirma Luis Almeida, diretor da área de Animais de Companhia da Merial Saúde Animal. “É de reconhecimento global que a melhor proteção contra a exposição humana à raiva é a educação e a vacinação dos animais. Assim, estamos empenhados em cumprir nosso papel no Brasil não só neste Dia Mundial contra a Raiva mas durante todo o ano”, complementa Almeida. 

A Merial é líder global na prevenção da raiva com uma ampla gama de vacinas para animais. O longo histórico na prevenção da raiva tem seu início com o Instituto Mérieux, responsável pelo desenvolvimento da primeira vacina antirrábica a partir de culturas celulares inativadas. O leque de opções oferecidas pela Merial para prevenção da raiva inclui uma ampla linha de vacinas antirrábicas para seis espécies animais, bem como suporte técnico e de serviços para programas de prevenção da raiva em todo o mundo.

 

 

Polícia investiga dano em aparelho de ultrassom

VER NOTÍCIA

Tentativa de golpe contra paciente da Santa Casa de Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Pele exige mais cuidados durante o verão

VER NOTÍCIA