Região

Campanha Outubro Rosa tem início em Ourinhos

 

 

Aderindo ao movimento mundial Outubro Rosa, a Prefeitura de Ourinhos, além de estar com alguns prédios públicos iluminados, já preparou uma programação dedicada para as mulheres nos Postos de Saúde durante este mês.

No período de 17 a 31 de outubro, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e agendar os exames de mamografia, voltado para mulheres a partir dos 50 anos, o Papanicolau para a prevenção do câncer de colo de útero e o exame de sangue oculto nas fezes para o diagnóstico de câncer no cólon e reto.

As Unidades de Saúde da Família do Pacheco Chaves, São Jorge, Josefina, Flórida e Itajubi também estarão atendendo em horário especial entre os dias 24 e 27, no período das 17h às 21h.

Já no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Ourinhos, toda sexta-feira do mês de outubro serão ofertadas 20 vagas de mamografia (10 no período da manhã e 10 no período da tarde) para mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos.

Para fazer o exame não é preciso encaminhamento, basta comparecer na unidade nas datas marcadas com os documentos pessoas e o cartão do SUS. As mulheres que estiverem com alterações nos exames serão encaminhadas para consulta com mastologista no próprio Ambulatório.

Haverá ainda no dia 18 de outubro uma palestra com um especialista do AME sobre o câncer de mama para todos os pacientes e acompanhantes que estiverem no Ambulatório.

 

Movimento Outubro Rosa

 

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença, compartilhar informações sobre o câncer de mama e principalmente incentivar o diagnóstico precoce.

 

 

 

 

Dengue: Secretaria de Saúde realiza audiência pública em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Santa Cruz tem estimativa de 30 casos de câncer de mama neste ano

VER NOTÍCIA

Outubro Rosa: Unidades de Saúde atenderão em período estendido

VER NOTÍCIA