Revista

Métodos de avaliação da vitalidade na pauta da reunião da equipe de obstetrícia

 

 

O assunto debatido durante a reunião da equipe médica de obstetrícia da Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz do Rio Pardo, neste mês, foram os Métodos de Avaliação da Vitalidade Fetal. O encontro foi realizado na noite de terça-feira (4).

Os métodos são utilizados pelo médico para avaliação do feto no útero.

 

obstetricia-1

Equipe de obstetrícia fala sobre os Métodos de Avaliação da Vitalidade Fetal

 

 

De acordo com o médico, José Antônio Peres, coordenador da Obstetrícia, estes métodos são importantes nas gestantes com síndrome hipertensiva, diabetes e crescimento intra-uterino restrito. No entanto, nas gestações de baixo risco, os métodos são utilizados para tranqüilizar a mãe e o obstetra.

“O acompanhamento deve ocorrer no pré-natal, pois caso não seja diagnosticado algum desconforto ao feto, este pode até morrer no útero”, salienta.

 

obstetricia-2

Dr Peres ressalta a importância da utilização dos métodos durante a gestação

 

 

Entre os métodos utilizados estão: Contagem dos batimentos cardíacos fetais, movimentos fetais- analisados pela própria gestante-, cardiotocografia- antecipa o perfil biofísico fetal e dopplervelocimetria. Os dois últimos, realizados com aparelho de ultrassom, são os mais comuns.

No caso da contagem dos movimentos pela mãe, é importante informar que o uso de corticóides e cigarro, reduzem a freqüência. O maior número de movimentos ocorre nas primeiras horas da noite. Para a contagem, a mãe deve estar reclinada e não deitada.

Os temas analisados durante a reunião da equipe estão baseados no Manual Técnico do Ministério da Saúde.

Segundo, dr Peres, não há novidades nos métodos, mas sim na maneira de interpretação. “Os nossos encontros têm o objetivo principal de padronizar as condutas e no caso destes métodos, vamos optar por um deles para adotar no hospital”.

Participaram do encontro, os médicos Olívio Tosi, Ana Maria Ferrari Nogueira e Gustavo Zacura. 

 

 

Secretaria de Saúde realiza nebulização em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Combate a Dengue: Prefeitura de Santa Cruz realiza mutirão de limpeza, confiras as datas

VER NOTÍCIA

Santa Cruz registra 21 casos positivos de dengue, Eldorado e Centro os locais mais afetados

VER NOTÍCIA