Revista

Mutirão de mamografia deve atingir 400 exames

Ao longo deste mês, a Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz do Rio Pardo, também participa do movimento Outubro Rosa pela prevenção da saúde do público feminino.

Durante este período, mulheres com idade abaixo de 50 anos, podem se dirigir ao Setor de Diagnóstico por Imagem do hospital, munidas do Cartão SUS, para agendamento do exame de mamografia, sem a necessidade de passar pelo médico na Unidade de Saúde. Este é o resultado de uma parceria entre o hospital e a Secretaria Municipal de Saúde.

As mamografias que normalmente são realizadas no período da tarde, no setor, durante a campanha, também poderão ser agendadas para manhã.

A expectativa é realizar 400 exames entre outubro e novembro. Por enquanto, 72 exames estão agendados. Na última semana do mês, as unidades de saúde também realizarão mutirões de atendimentos relacionados à saúde da mulher.

Santa Cruz é integrante do projeto Mulheres de Peito, com isso, mulheres com mais de 50 anos podem realizar o exame apenas com a apresentação do Cartão do SUS.

Apesar da gratuidade e da facilidade o número de exames disponíveis não é executado no ano. De acordo com a população feminina no município, por mês deveriam ser realizados 320 exames, no entanto, apenas 180 são registrados.

Um dos motivos para o não comparecimento é o mito sobre a dor incômoda durante o exame. A colaboradora do setor de Diagnóstico por Imagem, Selma Regina Nóbrega, explica que a compressão na mama é necessária para atingir a nitidez necessária na imagem. “No entanto, é uma dor suportável, o incômodo maior é para aquelas mulheres que estão com displasia mamária, mastite e outras intercorrências. Atualmente com a digitalização a imagem é bastante nítida e de fácil compreensão. Convocamos as mulheres para este ato de prevenção”, fala.

A duração do exame é de 15 minutos, o resultado fica pronto em uma média de 15 dias. Em caso de diagnóstico positivo, é realizado o encaminhamento para médico especialista e tratamento.

O horário de funcionamento do serviço de diagnóstico por imagem é das 7h às 18h. O telefone para mais informações e agendamento é (14) 3332-1222.

Secretaria de Saúde realiza nebulização em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Combate a Dengue: Prefeitura de Santa Cruz realiza mutirão de limpeza, confiras as datas

VER NOTÍCIA

Santa Cruz registra 21 casos positivos de dengue, Eldorado e Centro os locais mais afetados

VER NOTÍCIA