Revista

Santa Casa implanta alta responsável, pesquisa de satisfação e Ouvidoria

 

Desde o início de outubro a Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz do Rio Pardo adotou uma série de medidas que visam melhorar a gestão hospitalar e atender metas estabelecidas nos convênios vigentes.

Entre as implantações está a alta responsável, a partir de agora todo o paciente do SUS que recebe alta tem suas informações encaminhadas à Secretaria Municipal da Saúde para que o órgão possa enviar os dados para a unidade de saúde de referência.

“Desta forma a enfermeira da Unidade entrará em contato com o paciente para agendar novos atendimentos de acompanhamento de sua saúde. Isto porque o paciente sai do hospital melhorado e não curado e necessita destes cuidados. É uma forma de prevenção e manutenção do trabalho realizado no hospital”, explica a enfermeira responsável, Maria Cecília Jorge Farinha. O mesmo formato já foi adotado em diversos hospitais no país.

 

maria-cecilia

Enfermeira Maria Cecília fala sobre os projetos iniciados neste mês

 

Outra implantação foi a pesquisa de satisfação. Após receber alta, o paciente preenche um formulário onde avalia o atendimento recebido. Ao todo foram distribuídas sete urnas nos setores do hospital para depósito dos questionários. Ao final de cada mês, as informações são recolhidas e um balanço realizado para identificação dos principais erros e acertos dos profissionais e setores.

Entrou em funcionamento ainda, a Ouvidoria que pode ser utilizada pelos pacientes que desejam fazer alguma crítica ou sugestão ao hospital. O formulário pode ser solicitado na recepção, preenchido e entregue, a resposta é encaminhada em alguns dias, após análise do apontamento.

Estas iniciativas atendem a questão qualitativa do programa Pró Santas Casa, o qual o hospital de Santa Cruz é conveniado e recebe recursos para UTI Neonatal. Fora isso, as novas condutas vão de encontro ao item gestão hospitalar do convênio junto a Secretaria Municipal de Saúde.

“Optamos pela implantação para atender as metas e já estendemos para todo o hospital. Acreditamos que o resultado será satisfatório”, considera a administradora, Andreia Alves Laudacio.   

 

 

“Em alguns lugares as empresas de Home Care estão suprindo os planos de saúde” diz empresário

VER NOTÍCIA

Hospital leva pacientes de UTI para banho de sol

VER NOTÍCIA

Profissional dá dicas para clareamento dentário

VER NOTÍCIA