Revista

Morre Nathy Estevam: Símbolo de luta pela liberação da fosfoetanolamina

 

 

“Lamentamos que tenha partido sem a oportunidade de fazer o tratamento alternativo, ao qual acreditava e defendia com muita força e propriedade.”, reconhece o deputado Ricardo Madalena.

 

Depois da constante luta de mais de vinte anos contra o câncer, morreu na manhã do último sábado – dia 22 de outubro – Natalanei Estevam, ou Nathy Estevam, como ficou popularmente conhecida em sua incansável defesa pela liberação da fosfoetanolamina sintética.

“Nathy foi uma guerreira e sua morte, ao mesmo tempo em que enfraquece a chama de nossa luta em favor da liberação da ‘fosfo’, deixa-nos o legado de que não devemos desistir nunca do nosso enfrentamento pela vida.”, reflete o deputado estadual Ricardo Madalena, pioneiro no enfrentamento político pela defesa da “pílula do câncer”, ao lado do químico e professor da Universidade de São Paulo (USP), Gilberto Chierice.

Nathy Estevam descobriu aos 15 anos que tinha um tipo de câncer que ataca os músculos ou os ossos, chamado sarcoma. Com a triste descoberta começaram as quimioterapias, radioterapias e mais de vinte medicamentos, que se transformaram na sua rotina.

 

dsc06083

Deputado Ricardo Madalena lamentou a morte de Nathy

 

Mas foi com a descoberta da fosfoetanolamina que reencontrou a esperança pela vida, conforme disse à Agência Efe no ano passado: “Eu recebi 58 pílulas através de liminar, que não deu nem para um mês de uso (…) Você sente a diferença nos primeiros quatro dias tomando fosfo, eu não sentia mais dor e nenhum efeito colateral”. Em relação ao seu engajamento na luta pela liberação da “fosfo”, disse: “Eu vivia a dor, a angústia e o desespero esperando a morte em uma cama. A fosfo me trouxe amigos, luta, esperança e compaixão”.    

O deputado Ricardo Madalena diz que esta triste realidade vem dar-lhe mais força e, principalmente, estímulo para os enfrentamentos na luta pela defesa da “pílula do câncer”, como é conhecida popularmente a substância. “Nathy com sua beleza e vitalidade, foi e continuará sendo referência a todos que enfrentam a difícil guerra contra esse mal universal e, principalmente, para nós que abraçamos esta causa e agora temos uma motivação especial a mais para continuar na luta pela liberação”, afirma Madalena.

 

 

Governador sanciona projeto de Ricardo Madalena que obriga divulgação dos radares

VER NOTÍCIA

Assembleia aprova projeto de Ricardo Madalena que obriga divulgar localização de radares

VER NOTÍCIA

Prefeitura de Santa Cruz investe meio milhão de reais em implantação de led

VER NOTÍCIA