Revista

18 de novembro é o dia “D” de combate ao Câncer de Próstata

 

 

Depois da campanha ‘Outubro Rosa’, de combate do câncer de mama, chega o ‘Novembro Azul’, mais uma campanha de conscientização direcionada, dessa vez, aos homens. O alvo agora é o combate ao câncer de próstata.

A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo, através da Secretaria Municipal de Saúde convida a todos os homens para participar do dia “D” da Saúde do Homem dia 18 Novembro  nas Unidades Básicas de Saúde 17:00  as 21:00 horas.  

A campanha “Novembro Azul”, busca conscientizar a população masculina para a importância da prevenção do Câncer de Próstata e de outras doenças que atingem os homens, como as Doenças sexualmente transmissíveis.

O câncer de próstata, é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma) e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima para  2016,   61.200 casos novos de câncer de próstata  .

Entre os fatores de risco está a idade avançada, já que esse tipo de câncer costuma se desenvolver após os 50 anos de idade, além do histórico familiar, fatores hormonais e ambientais, excesso de peso, sedentarismo e hábitos alimentares – como de uma dieta rica em gorduras e pobre em frutas, legumes e verduras.

Como o câncer de próstata se desenvolve apresentando sintomas apenas em estágios mais avançados, a prevenção é muito importante para garantir a eficácia do tratamento. O diagnóstico pode ser feito por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA).

As ações que já acontecem por meio do Programa Saúde do Homem serão intensificadas nesse dia para atender a classe trabalhadora será ampliado o horário de atendimento em todas as unidades de Saúde das 17 às 21 horas. O exame e indicado para homens maiores de 50 anos e se existir histórico de câncer de próstata na família a idade cai para 40 anos.

 

 

Santa Cruz recebe as primeiras doses da Coronavac

VER NOTÍCIA

Santa Cruz recebe etapa da “Gincana do Caminhoneiro”

VER NOTÍCIA

Santa Cruz registra 15ª morte por Covid-19 e 10 pessoas estão na UTI

VER NOTÍCIA