Revista

18 de novembro é o dia “D” de combate ao Câncer de Próstata

 

 

Depois da campanha ‘Outubro Rosa’, de combate do câncer de mama, chega o ‘Novembro Azul’, mais uma campanha de conscientização direcionada, dessa vez, aos homens. O alvo agora é o combate ao câncer de próstata.

A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo, através da Secretaria Municipal de Saúde convida a todos os homens para participar do dia “D” da Saúde do Homem dia 18 Novembro  nas Unidades Básicas de Saúde 17:00  as 21:00 horas.  

A campanha “Novembro Azul”, busca conscientizar a população masculina para a importância da prevenção do Câncer de Próstata e de outras doenças que atingem os homens, como as Doenças sexualmente transmissíveis.

O câncer de próstata, é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma) e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima para  2016,   61.200 casos novos de câncer de próstata  .

Entre os fatores de risco está a idade avançada, já que esse tipo de câncer costuma se desenvolver após os 50 anos de idade, além do histórico familiar, fatores hormonais e ambientais, excesso de peso, sedentarismo e hábitos alimentares – como de uma dieta rica em gorduras e pobre em frutas, legumes e verduras.

Como o câncer de próstata se desenvolve apresentando sintomas apenas em estágios mais avançados, a prevenção é muito importante para garantir a eficácia do tratamento. O diagnóstico pode ser feito por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA).

As ações que já acontecem por meio do Programa Saúde do Homem serão intensificadas nesse dia para atender a classe trabalhadora será ampliado o horário de atendimento em todas as unidades de Saúde das 17 às 21 horas. O exame e indicado para homens maiores de 50 anos e se existir histórico de câncer de próstata na família a idade cai para 40 anos.

 

 

Covid-19: sete internações só no final de semana em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Covid-19 em Santa Cruz: 808 casos positivos e 786 pessoas curadas

VER NOTÍCIA

Depois de três meses Santa Cruz registra caso positivo de dengue

VER NOTÍCIA