Região

Central de Materiais Estéreis de Ourinhos divulga balanço

 

 

A central de materiais estéreis (CME) nos hospitais, tem importância vital na prevenção e controle das infecções, sendo responsável pelo desenvolvimento de todas as fases do processo de esterilização.

Como a infecção hospitalar representa uma das principais causas de mortes no Brasil e no mundo, a responsabilidade de cada pessoa envolvida com os processos de esterilização é enorme, sendo necessários treinamentos e revisões periódicas das técnicas envolvidas.

Quando se fala em esterilização em um hospital, não se entende apenas a limpeza no sentido de ausência de sujeira, e sim a limpeza bacteriológica. O controle de infecções ambientais, que podem se propagar através de pisos, paredes, pessoas, ar, móveis, roupas, instrumentos e aparelhos. Uma infecção contraída pelo paciente determina prejuízos pelo aumento de sua permanência no hospital, pela maior ausência da família e no trabalho, pela agressão ao organismo, e maior custo de medicação.

Técnicas corretas de esterilização são essenciais para a destruição dos microorganismos. O pessoal técnico da CME têm a responsabilidade de assegurar a esterilidade dos artigos até o momento de seu uso. Um técnico capacitado é essencial para o sucesso de qualquer controle de programa de controle de infecção pois, responde diariamente pela limpeza, empacotamento, processamento, estocagem de materiais e monitorização.

A Estatística é realizado diariamente na C.M.E sendo de extrema importância para a organização do setor, para análise e a interpretação de dados de produtividade nas rotinas.

Mês de dezembro/2016 na Santa Casa de Ourinhos

– Quantidade de materiais esterilizados por pacotes: 
Total de instrumentais lavados diariamente – 38.833
Total de instrumentais embalados – 8.442
Total instrumentais esterilizados – 14.006
Totalizando a quantidade de todos os processos. – 61.281 no mês de Dezembro

– Quantidade de materiais por tamanho Pequeno/Médio/Grande.

Todos os instrumentais cirúrgicos após o término do plantão, é realizado com a planilha de materiais esterilização a classificação de quantidade de instrumentais por portes : Pequeno/Médio/Grande.
Totalizando no mês de Dezembro: 27.432
– Distribuição de materiais esterilizados.

Distribuição de materiais esterilizados no mês de dezembro: 247.982 

 

 

Secretaria de Saúde realiza nebulização em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Combate a Dengue: Prefeitura de Santa Cruz realiza mutirão de limpeza, confiras as datas

VER NOTÍCIA

Santa Cruz registra 21 casos positivos de dengue, Eldorado e Centro os locais mais afetados

VER NOTÍCIA