Revista

Sorriso alinhado também é sinônimo de bem estar

 

 

Olhar no espelho e não se sentir confortável com o próprio sorriso. Tem gente que vive este momento todos os dias. Atualmente, existem muitas áreas no universo odontológico que ajudam a melhorar a estética do sorriso, como a própria ortodontia, por exemplo. Mais do que deixar o paciente com boa aparência, essa especialidade é capaz de proporcionar.

A odontopediatra e ortodontista, Mayra Salaro fala sobre os benefícios desse segmento e como a saúde dos dentes pode estar relacionada a outras funções do corpo.

Mayra ressalta que a Ortodontia é a área que lida com a movimentação dos dentes. No entanto, o trabalho vai além de mover e colocá-los em ordem, esse ramo tem a responsabilidade de devolver a saúde e bem-estar de cada paciente. “Dentes alinhados e retos na arcada promovem conforto social e melhoram a autoestima do paciente”.

As consequências de um sorriso desalinhado não é apenas na aparência, o quadro pode desenvolver alguns problemas que perturbam nosso universo bucal e, até mesmo, a saúde geral. Alguns pacientes podem sofrem com problemas estomacais, dores de cabeça,dores nos dentes ou sensibilidade que apenas o tratamento ortodôntico pode ser efetivo. “A Ortodontia aliada a outras especialidades pode ainda melhorar problemas de refluxo, de sono, alimentação e dores articulares”.

Após a retirada do aparelho ortodôntico, no primeiro momento, é possível perceber dentes lisinhos e enfileirados. E essa perspectiva melhora no dia a dia do paciente.

A pessoa passa a ter uma mordida harmoniosa, facilidade maior de higienização dos dentes, mastigação mais eficiente, melhora do equilíbrio dos músculos da face, proteção e estabilidade articular, melhora da saúde gengival, entre muitos outros benefícios.

Com dentes tortos, a higienização, por mais eficiente que seja, não dá conta de toda sujeira. Isso acumula bactérias e colabora para a inflamação gengival. “Alinhar os dentes melhora a saúde da gengiva, facilitando o uso do fio dental e da escova”. Outra vantagem de ter dentes alinhados é não se preocupar com o desgaste da mastigação. O equilíbrio da oclusão também protege os ossos, músculos e articulações.

O bem-estar na Ortodontia está em muitos fatores. A pessoa se sente bem quando tem uma melhora da autoestima, quando tem saúde e é acolhido socialmente. Ninguém quer viver com dor, com problemas de mastigação e limitações articulares. Isso significa que os tratamentos odontológicos vão muito além da estética.

 

 

Covid-19: sete internações só no final de semana em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Covid-19 em Santa Cruz: 808 casos positivos e 786 pessoas curadas

VER NOTÍCIA

Depois de três meses Santa Cruz registra caso positivo de dengue

VER NOTÍCIA