Entretenimento

Sexta-feira tem “Grito de Carnaval” no Centro Cultural Special Dog

 

 

Prepara o confete e a serpentina que nesta sexta-feira, dia 17, tem “Grito de Carnaval” no Centro Cultural Special Dog. A programação tem início às 18h00, com uma imperdível matiné que vai colocar a criançada para dançar e brincar. E a partir das 20h00, é hora de relembrar as marchinhas de carnaval em uma apresentação pra lá de animada dos alunos e professores do Centro Cultural. A entrada é gratuita.

O repertório foi montado com as lendárias marchinhas de carnaval brasileiras que tiveram origem no final do século XIX, a partir das marchas portuguesas. Já no Brasil, o primeiro registro de “marchinha” foi a composição “Ó abra alas” de Chiquinha Barbosa, em 1889, criada especialmente para animar o cordão Rosa de Ouro. Entre os anos 1901 e 1910, essa canção foi grande sucesso nos carnavais, tornando-se símbolo da festa carioca. 

As marchinhas de carnaval consagraram-se entre as décadas de 1920 e 1960, após esse período entraram em declínio, porém, nunca chegaram a desaparecer. As letras escracham o “jeitinho brasileiro”, são divertidas e retratam os costumes e a história do país no século passado. Entre os sucessos estão “Mamãe eu quero” (1937), “Chiquita Bacana” (1948), “Me Dá Um Dinheiro Aí” (1959) e muitas outras. 

Acompanhe uma pedaço do ensaio:

 

 

Lucas Pocay reafirma apoio à equipe do Bailado que representa Ourinhos nos EUA

VER NOTÍCIA

Meio Ambiente de Ourinhos cede espaço no Parque Olavo Ferreira de Sá para realização de curso de artesanato

VER NOTÍCIA

Encontro musical reúne grandes nomes da música instrumental no Palácio da Cultura

VER NOTÍCIA