Revista

Atividade lúdica visa promover a saúde bucal infantil

 

 

De forma divertida e lúdica, a especialista em odontopediatria, Mayra Salaro, apresentou às crianças da Escola de Educação Infantil Pequerrucho, a maneira correta de cuidar da saúde bucal.

O encontro com as crianças, com idade entre dois e cinco anos, aconteceu na manhã de hoje (19 de abril), na própria escola.

A odontopediatra explicou aos pequenos como escovar os dentes corretamente. Para prender a atenção das crianças, a especialista utiliza uma mascote a “Belinha”, um cão de pelúcia com dentes ampliados, e uma escova grande. Para interação e melhor aprendizado, as crianças também puderam escovar os dentes do cachorro.

Crianças da Escola de Educação Infantil Pequerrucho aprendem a escovar os dentes de forma lúdica

 

Ao final do bate papo descontraído, as crianças receberam um kit composto por escova de dente e um guia para os pais cuidarem da saúde bucal dos filhos.

“De forma divertida conseguimos explicar às crianças hábitos que devem ser levados para a vida toda, em se tratando de saúde bucal. Para os pais, eles estão levando uma cartilha completa com a forma adequada de ensinar seus filhos a cuidarem dos dentinhos”.

Para a coordenadora, Eliana Orlando, a iniciativa é bastante válida, pois as crianças estão atentas às orientações. “Parece que estão dispersos, mas muito do que informamos aqui, eles praticam em casa”, comenta.

Esta não é a primeira vez que a odontopediatra visita escolas para incentivar à saúde bucal infanti. No ano passado foram duas visitas, na Escola Cantinho Mágico.

Mayra fala com os pequenos sobre o cuidado com os dentinhos

 

ESCOVAÇÃO

Uma boa escovação começa pela escolha da escova, a mais bonita nem sempre é a melhor. Preste atenção na textura e qualidade das cerdas. As mais macias são ideais para não machucar a gengiva e desgastar os dentes. E a cabeça deve ser arredondada para alcançar até mesmo os cantinhos mais escondidos, como a parte de trás dos últimos dentes. 

Para uma escovação super eficiente, divida a boca em quatro partes (superior direito e esquerdo, inferior direito e esquerdo) e escove cada uma por 30 segundos. Faça movimentos de vai e vem sem colocar muita força e velocidade para não machucar a gengiva. E no final, não esqueça de escovar a língua levemente.

 

 

 

 

Secretaria de Saúde realiza nebulização em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Combate a Dengue: Prefeitura de Santa Cruz realiza mutirão de limpeza, confiras as datas

VER NOTÍCIA

Santa Cruz registra 21 casos positivos de dengue, Eldorado e Centro os locais mais afetados

VER NOTÍCIA