Região

Prefeitura de Ourinhos lança projeto de VLT para melhorar mobilidade urbana

 

 

O Prefeito Lucas Pocay de Ourinhos-SP e representante da concessionária Rumo se reuniram na tarde de quarta-feira (27) para tratar sobre o projeto de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), elaborado pelo Município para beneficiar a sociedade com um moderno sistema de transporte público de pessoas. Empresa e poder público começaram a trabalhar juntos com o objetivo de encontrar um futuro sustentável para a ferrovia na região.

Segundo o projeto, o VLT vai funcionar no trecho da ferrovia que se encontra sem operação de transporte de cargas.

“Agradeço a empresa Rumo que sempre me recebeu para discutir as melhoras no convívio da ferrovia com a cidade e por receber com toda atenção o projeto da cidade de instalar o transporte leve sobre trilhos – o VLT, que utilizará a estrutura existente da ferrovia administrada pela Rumo que, se não há viabilidade para transportar carga, pode beneficiar as cidades onde passa, como é o caso de Ourinhos”, afirmou o Prefeito Lucas Pocay.

Atualmente, a Rumo já vem negociando com o governo federal, por meio da Agência Reguladora, um pacote de investimentos para suas quatro concessionárias (malhas Sul, Paulista, Norte e Oeste). Esse plano tem como foco, a curto prazo, a segurança e o aumento da eficiência operacional; a longo prazo, o aumento de capacidade e volume. Assim que iniciada as conversas sobre a renovação da concessão da Malha Sul, onde está inserido o trecho ferroviário de Ourinhos, será possível detalhar com mais precisão a funcionalidade do VLT na cidade.

“Venho acompanhando as discussões sobre as renovações das concessões, especialmente a renovação da Malha Paulista que será a primeira entre muitas previstas pelo Governo Federal na área de infraestrutura. A renovação, pelo modelo que estão criando com a renovação da Malha Paulista, permitirá discutir os fundamentais investimentos na ferrovia, tais como o contorno ferroviário de Ourinhos que possui projeto de engenharia aprovado pelo Governo Federal, mas que não há recurso no orçamento para ter a obra executada”, disse o prefeito.

Maior operadora ferroviária do País, a Rumo vem realizando um trabalho de revitalização e expansão logística de grande impacto em sua rede, que totaliza mais de 12 mil quilômetros de ferrovia. Esse processo vem desde a fusão com a ALL, concluída em abril de 2015.

Esse turnaround está aumentando a segurança para funcionários e comunidades no entorno da ferrovia, criando novos empregos e gerando desenvolvimento para o Brasil, garantindo o escoamento da safra agrícola e colaborando de forma positiva para a balança comercial nacional.

 

 

Governador sanciona projeto de Ricardo Madalena que obriga divulgação dos radares

VER NOTÍCIA

Assembleia aprova projeto de Ricardo Madalena que obriga divulgar localização de radares

VER NOTÍCIA

Prefeitura de Santa Cruz investe meio milhão de reais em implantação de led

VER NOTÍCIA