Política

Após ataque de hacker, prefeitura de Santa Cruz ficará fechada ao público por dois dias

 

 

A prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo emitiu uma nota ao final da tarde desta segunda-feira (31), informando que não haverá atendimento ao público na terça (01) e quarta-feira (02), e somente trabalho interno, isso porque na última sexta-feira (28), o sistema de informática do executivo foi alvo de um vírus.

A nota diz ainda que o problema acabou ocasionando a perda de dados e informações entre os dias 18 e 28 de julho, e que arquivos anteriores a essas datas não foram afetados. A nota termina dizendo que tudo está sendo feito para que os dados sejam recuperados, e que as demais repartições públicas do município irão atender a população normalmente.

Na realidade a informação de que os computadores da prefeitura haviam sofrido ataque de um hacker foi uma noticia exclusiva veiculada pelo jornalista Diego Singolani, da radio Alternativa FM.

Segundo o jornalista na última sexta-feira, 28, os servidores de internet e dados da prefeitura, responsáveis pelo acesso à rede e pelo controle de todos os dados do sistema do município, foram alvo de um ataque hacker.

Além disso, o próprio banco de dados, que contém informações como pagamentos de taxas e impostos, protocolos, dados da contabilidade, controladoria, ponto de funcionários, entre outros, também foi atacado. 

Os servidores teriam sido derrubados (desligados) na sexta-feira e o sistema, com todos os dados do município, criptografado (codificado com uma senha desconhecida).

Após a noticia ter sido divulgada a assessoria de imprensa do município tentou negar o fato, e disse que apenas havia acontecido uma queda de energia e com isso ocasionado uma falha no sistema.

A informação da assessoria de imprensa foi desmentida pela próprio prefeito, Otacílio Parras Assis (PSB), na radio Alternativa “Sofremos um ataque, mas que nada se perdeu, tudo foi recuperado, é a informação que eu tenho, ainda não tenho muitas informações” disse Otacílio.

 

 

 

 

 

 

 

Severo cobra aumento de viaturas policiais em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Através de “nota oficial” prefeitura tenta desmentir parte da imprensa santa-cruzense

VER NOTÍCIA

Prefeitura de Santa Cruz deve contratar empresa de Bauru para solucionar problema em seus computadores

VER NOTÍCIA