Revista

Atendimento domiciliar evita idas desnecessários ao hospital. Conheça os procedimentos que podem ser feitos em domicílio

 

 

 

O número de vezes que idosos vão ao hospital ou a um pronto-atendimento pode diminuir bastante com o atendimento domiciliar.

 

O desgaste de tirar um familiar doente de casa para levá-lo a uma unidade de saúde só se justifica se, de fato, tal atendimento e procedimento não puder ser feito em casa. Além das complicações de logística e do cansaço físico, levar um idoso debilitado a esses ambientes pode também colocá-lo em situações de risco.

“Ao sair do ambiente hospitalar, reduz-se a exposição a bactérias resistentes presentes em hospitais, principalmente em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). A infecção nestas circunstâncias costuma ser mais grave e de difícil tratamento. A recuperação em casa é mais rápida e eficiente”, diz o médico infectologista Luciano Correa, em entrevista ao Consulting.

Outro ponto positivo da assistência em domicílio em relação à saída para uma unidade de saúde é o conforto, a rapidez e a tranquilidade para paciente e família. Entre os procedimentos que podem ser feitos na residência com total segurança ao paciente estão aplicações de medicação intramuscular, endovenosa, subcutânea, curativos, colocação e retirada de sondas, todos sob prescrição médica.

“Para que esses procedimentos sejam feitos realmente com segurança é importante que sejam realizados por profissionais da área de enfermagem e supervisionados por uma enfermeira com certificado de responsabilidade técnica do Coren (Conselho de Enfermagem do Estado de São Paulo)”, afirma Nayara Moreno, enfermeira chefe da AleNeto Enfermagem.

A AleNeto Enfermagem presta atendimento domiciliar em Santa Cruz do Rio Pardo e região. Para conhecer mais, ligue (14) 3372-0631 e no telefone de plantão 24 horas (14) 99747-0154.

 

 

Covid-19: sete internações só no final de semana em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Covid-19 em Santa Cruz: 808 casos positivos e 786 pessoas curadas

VER NOTÍCIA

Depois de três meses Santa Cruz registra caso positivo de dengue

VER NOTÍCIA