Revista

Frio exige manutenção preventiva do veículo

 

 

O motor é um dos itens prejudicados com a queda de temperatura, atentar-se à revisão é a melhor forma de evitar imprevistos ao volante

 

Com a queda de temperatura, alguns motoristas são surpreendidos ao ligar o veículo para viajar ou até mesmo para trabalhar. Nesta época do ano, o motor é prejudicado pelo frio e a tendência é que demore mais para ligar. Dessa maneira é preciso redobrar a atenção e realizar a manutenção preventiva de alguns itens do automóvel. Como, por exemplo, o ar-condicionado e as velas de ignição.

O clima frio faz com que a bateria tente equilibrar a temperatura ambiente e a temperatura necessária para o motor pegar, consequentemente, exige-se mais carga a cada giro da chave, aumentando as chances dela arriar. O fornecimento de energia e o calor estão diretamente relacionados à bateria, por isso, ao primeiro sinal de dificuldade em acionar o carro, este equipamento logo é mencionado.

As velas de ignição trabalham com a bateria. Estas peças aquecem o combustível e colocam o veículo em funcionamento. Caso estejam em más condições ou desgastadas, o motor sentirá o impacto da estação e não ligará.

O abastecimento é outro fator que influenciará na partida. Se o veículo estiver abastecido com etanol, o tempo de combustão poderá ser maior. Além disso, é preciso revisar o tanque de partida a frio, o qual fornece mais calor para o motor queimar o combustível. O ideal é verificar a qualidade da gasolina do reservatório a cada 90 dias. O lubrificante é outro item que deve ser revisto com a chegada do inverno. Ao cair a sensação térmica, este líquido tende a ficar mais grosso e isso exige mais da bateria, consequentemente do motor.

“As temperaturas amenas e a falta de manutenção preventiva podem ser tornar um problema para alguns motoristas. Reservatório de gasolina não abastecido, bateria, motor de partida, bico injetor, velas e o cabo das velas são alguns dos imprevistos mecânicos mais atendidos neste período do ano”, informa o gerente de oficina, Ericsson Lopes Leandro.

 

 

DEMUTRAN pede atenção aos motoristas em obras no bairro da Estação

VER NOTÍCIA

Ligação da rua Farmacêutico Alziro Souza Santos será liberada nesta segunda-feira (20)

VER NOTÍCIA

Departamento de trânsito divulga ruas proibidas de estacionar durante o Rock Rio Pardo

VER NOTÍCIA