Revista

Manchas nos dentes podem ser causadas por Bactérias Cromogênicas

 

 

As Bactérias Cromogênicas – são aquelas que se coram – mas existem diversos outros fatores para o aparecimento de manchinhas nos dentes, como: cárie, tabagismo, fluorose, necrose pulpar e antibióticos. “Apenas um dentista pode detectar o que é e como tratar”, explica a ortodontista e odontopediatra, Mayra Salaro.

Essa bactéria, como a da espécie Prevotella melaninogênica, deixa a parte interna dos dentes com coloração enegrecida. Não existe ainda um fator causador dessa alteração, mas sabe-se que o pigmento é o composto férrico, formado pela interação entre bactérias e a saliva. Não há também um remédio para fazer com que ela desapareça.

Profilaxia dental é utilizada para remoção das bactérias

 

Essa bactéria resulta em prejuízo estético e é removida com uma profilaxia dental (limpeza) feita em consultório. Não vale aqui usar produtos clareadores, nem experimentos caseiros. “Os dentes precisam estar bem polidos para dificultarem a aderência dessas bactérias que podem surgir ainda na infância”.

Por outro lado, as bactérias cromogênicas competem por alimento e posição nos dentes com aquelas bactérias relacionadas com a cárie dental. Com isso, pessoas portadoras da bactéria de cor apresentam número reduzido de cáries (o que não exclui de forma alguma a necessidade de manter uma boa higiene dental).

“Por isso em caso de surgimento destas manchas, procure imediatamente o dentista para as devidas providências”, reforça Mayra.

 

 

Covid-19: sete internações só no final de semana em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Covid-19 em Santa Cruz: 808 casos positivos e 786 pessoas curadas

VER NOTÍCIA

Depois de três meses Santa Cruz registra caso positivo de dengue

VER NOTÍCIA