Revista

Gestão pretende organizar e profissionalizar a Santa Casa de Santa Cruz

 

 

Há seis meses a empresa Ingex Saúde é responsável pela gestão da Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz do Rio Pardo. Neste período foi elaborado o diagnóstico da instituição e a partir disso gerado o plano de ação que conta com 196 itens, destas tarefas 30% foram colocadas em prática.

A Associação Civil sem Fins Lucrativos conta com uma equipe formada por parceiros especialistas em diversas áreas relacionados ao segmento hospitalar, como hotelaria, faturamento, finanças, qualidade assistencial, enfermagem e médicos. Os profissionais contam com experiência na direção de diversas instituições.

Nos primeiros três meses foram identificadas as necessidades da instituição. Paralelo a isso os especialistas elaboraram o plano de trabalho que está em andamento.

Dois membros da Ingex atuam presencialmente no hospital, o administrador, Ricardo Almeida e o gerente de projetos, Heldo Paz.

Entre as ações colocadas em prática estão organização da hotelaria, processos de compras, departamento financeiro, a melhoria na alocação de recursos financeiros e humanos, criação do café com o colaborador, com o objetivo de maior aproximação com os funcionários, além da implantação da pesquisa do clima organizacional e treinamentos.

Em breve deverá ser implantada no Pronto Atendimento, a classificação de riscos. Fora isso estão em desenvolvimento condutas que atendem ao cronograma da Vigilância Sanitária Municipal.     

“Nossa meta é organizar e profissionalizar a Santa Casa, fazendo uma gestão eficiente com redução de custos e consequentemente do déficit”, menciona o administrador, Ricardo Almeida. Atualmente o déficit mensal é de R$ 200 mil.

Para questão estrutural, a solução é pleitear emendas parlamentares. “A alternativa é captar recursos e organizar a casa. O próprio Ministério da Saúde alertou que aqueles que não tiverem gestão vão quebrar. Portanto, temos que fazer mais com menos”, alerta Ricardo.

BALANÇO

Em média a produção mensal da Santa Casa é de 490 internações, 150 cirurgias, 1.813 Raio X, 170 eletrocardiogramas, 600 ultrassonografias, 230 tomografias e 2.100 consultas ambulatoriais. Os números são referentes aos atendimentos SUS (80%), convênios e particulares.

O hospital conta com 240 colaboradores e 70 médicos no quadro clínico.

 

 

Novembro Azul: confira as Unidades de Saúde que estenderão atendimento

VER NOTÍCIA

CPI da Fosfoetanolamina ouve auditoria de teste do Instituto do Câncer

VER NOTÍCIA

Vida ativa e alimentação balanceada podem evitar o diabetes

VER NOTÍCIA