Revista

Procedimentos de enfermagem em casa são mais baratos e confortáveis

 

 

A cena a seguir é comum para as famílias: o idoso precisa passar por um procedimento simples, por exemplo, tomar um soro, e começa aquela correria em casa para levá-lo até uma unidade de saúde. Muitas vezes esse idoso é acamado ou tem dificuldades para andar e a tarefa fica ainda mais complicada. A confusão se estabelece de vez quando ninguém da família pode levá-lo ou ficar com o paciente durante o procedimento, que pode demorar bastante.

O atendimento domiciliar consegue resolver todas as questões. Boa parte dos procedimentos de enfermagem realizados em hospitais ou unidades que prestam pronto-atendimento pode ser feita, com total segurança e qualidade, na própria residência do paciente, gerando uma situação de conforto para ele e para a família.

A maioria dos idosos mostra resistência em sair de casa e apresenta também um desgaste emocional e físico grande com essas visitas ao hospital. Sem falar, claro, que isso pesa no bolso, quando se trata de um procedimento feito em um hospital particular. O atendimento domiciliar chega a ser até 30% mais barato.

“É importante falar que a segurança do procedimento feito em domicílio é a mesma daquele feito em uma unidade de saúde. Uma medicação, por exemplo, só é feita  com a prescrição médica. Nada é feito na casa do paciente sem o aval de um especialista”, afirma a gerente de enfermagem da AleNeto Enfermagem, Nayara Moreno.

Entre os procedimentos de enfermagem realizados em domicílio estão:

– Curativos de baixa e média complexidade;
– Curativos de alta complexidade;
– Medicações de administração intramuscular, subcutânea e/ou endovenosa;
– Curativo de cateter venoso central (PICC, Port-a-cath, CVC);
– Controle de glicemia capilar;
– Sondagem enteral;
– Sondagem vesical de demora e/ou alívio;
– Lavagem intestinal e/ou fleet enema;

Para saber mais sobre o assunto e conhecer de perto o trabalho da AleNeto Enfermagem, ligue (14) 3372-0631 e no telefone de plantão 24 horas (14) 99747-0154 ou faça uma visita no escritório que fica na Avenida Batista Botelho, 418, sala 4.

 

 

Assistência domiciliar se caracteriza por longos períodos de atendimento

VER NOTÍCIA

Resultado negativo de febre amarela para macaco encontrado morto em Santa Cruz, segue a vacinação

VER NOTÍCIA

Setor de Diagnóstico por Imagem da Santa Casa disponibilizará novos exames

VER NOTÍCIA