Revista

Procedimentos de enfermagem em casa são mais baratos e confortáveis

 

 

A cena a seguir é comum para as famílias: o idoso precisa passar por um procedimento simples, por exemplo, tomar um soro, e começa aquela correria em casa para levá-lo até uma unidade de saúde. Muitas vezes esse idoso é acamado ou tem dificuldades para andar e a tarefa fica ainda mais complicada. A confusão se estabelece de vez quando ninguém da família pode levá-lo ou ficar com o paciente durante o procedimento, que pode demorar bastante.

O atendimento domiciliar consegue resolver todas as questões. Boa parte dos procedimentos de enfermagem realizados em hospitais ou unidades que prestam pronto-atendimento pode ser feita, com total segurança e qualidade, na própria residência do paciente, gerando uma situação de conforto para ele e para a família.

A maioria dos idosos mostra resistência em sair de casa e apresenta também um desgaste emocional e físico grande com essas visitas ao hospital. Sem falar, claro, que isso pesa no bolso, quando se trata de um procedimento feito em um hospital particular. O atendimento domiciliar chega a ser até 30% mais barato.

“É importante falar que a segurança do procedimento feito em domicílio é a mesma daquele feito em uma unidade de saúde. Uma medicação, por exemplo, só é feita  com a prescrição médica. Nada é feito na casa do paciente sem o aval de um especialista”, afirma a gerente de enfermagem da AleNeto Enfermagem, Nayara Moreno.

Entre os procedimentos de enfermagem realizados em domicílio estão:

– Curativos de baixa e média complexidade;
– Curativos de alta complexidade;
– Medicações de administração intramuscular, subcutânea e/ou endovenosa;
– Curativo de cateter venoso central (PICC, Port-a-cath, CVC);
– Controle de glicemia capilar;
– Sondagem enteral;
– Sondagem vesical de demora e/ou alívio;
– Lavagem intestinal e/ou fleet enema;

Para saber mais sobre o assunto e conhecer de perto o trabalho da AleNeto Enfermagem, ligue (14) 3372-0631 e no telefone de plantão 24 horas (14) 99747-0154 ou faça uma visita no escritório que fica na Avenida Batista Botelho, 418, sala 4.

 

 

Novembro Azul: confira as Unidades de Saúde que estenderão atendimento

VER NOTÍCIA

CPI da Fosfoetanolamina ouve auditoria de teste do Instituto do Câncer

VER NOTÍCIA

Vida ativa e alimentação balanceada podem evitar o diabetes

VER NOTÍCIA