Região

Prefeitura de Ourinhos instala sistema inteligente para monitoramento de crimes

 

 

O Detecta foi instalado atendendo a pedido do vereador “Cícero Investigador”

 

A Secretaria Municipal de Segurança Pública já avançou em várias ações de proteção ao cidadão e preservação do patrimônio público. E partir do mês de fevereiro começa a funcionar em Ourinhos o Detecta, sistema inteligente de monitoramento de crimes, que passa a auxiliar a Polícia na recuperação de veículos furtados ou roubados. Em pontos estratégicos da cidade serão instaladas câmeras que farão a leitura da placa dos veículos. Em segundos é feita uma busca no banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

O sistema está sendo instalado pela administração municipal atendendo a pedido feito pelo vereador “Cícero Investigador”, por meio do Requerimento 3.055/2018. “O sistema vai auxiliar a Polícia Militar e trará mais segurança a população ourinhense”.

Caso haja uma ocorrência, a Polícia Militar é acionada para interceptar o veículo. A novidade faz parte do pacote de medidas tecnológicas adotado pelo Prefeito Lucas Pocay para promover a segurança da população de Ourinhos.

O Detecta foi anunciado na tarde de quinta-feira (11) no gabinete do Prefeito Lucas Pocay, com a presença do Secretário de Segurança Pública de Ourinhos, Coronel Wagner Soares.

“É um sistema consagrado pela Segurança Pública do Estado com o intuito de identificar os veículos que são produtos de roubo, furto ou suspeitos de ocorrência. Não é radar, não tem relação com multas, não vai punir o cidadão de bem, mas os criminosos”, esclarece o Coronel.

O secretário informa que o Detecta já está em fase final de testes em alguns pontos de Ourinhos. São locais fornecidos pela própria Polícia Militar e que serão mantidos sob sigilo. A Prefeitura fornece o material e o Governo do Estado o acesso ao banco de dados. A parceria já prevê outros pontos para a instalação do sistema, além dos que já foram testados.

O Coronel Wagner ressalta que a implantação do Detecta, além de outros sistemas de prevenção e combate ao crime, demonstra o compromisso do Prefeito Lucas Pocay com a segurança da população.

 “A Secretaria de Segurança Pública de Ourinhos tem recebido apoio maciço do Prefeito Lucas. O monitoramento por câmeras 24 horas, por exemplo, foi colocado em prática rapidamente. O Detecta, que costuma demorar anos, foi instalado muito rápido também em Ourinhos. Isso mostra a preocupação do Prefeito Lucas Pocay com a segurança da população”, declara Wagner.

 

 

Governador sanciona projeto de Ricardo Madalena que obriga divulgação dos radares

VER NOTÍCIA

Assembleia aprova projeto de Ricardo Madalena que obriga divulgar localização de radares

VER NOTÍCIA

Prefeitura de Santa Cruz investe meio milhão de reais em implantação de led

VER NOTÍCIA