Saúde

Ultrassonografia Obstétrica é fundamental no acompanhamento da gravidez

 

 

A Ultrassonografia Obstétrica fornece imagens do embrião ou feto no interior do útero da mãe, assim como do útero e dos ovários da paciente ela própria.

Ultrassonografia realizada durante a gestação vem se consolidando como uma ferramenta fundamental no acompanhamento da gravidez.

Este tipo de exame é realizado na gestante muitas vezes durante o período de gestação e é muito importante que seja realizada, conforme a solicitação do médico obstetra.  

Esse é um exame que requer pouca ou nenhuma preparação especial por parte da paciente. Sabendo-se que somente a área inferior do ventre precisa ser exposta a esse exame.

O ultrassom é um procedimento seguro e indolor, que produz imagens do interior do corpo através do uso de ondas sonoras. Seu mecanismo consiste em usar ondas de som para criar uma imagem do bebê, da placenta, do útero e de outros órgãos, e tem como função, determinar a idade gestacional aproximada, avaliar a anatomia fetal (tamanho, peso, circunferência abdominal, cefálica e comprimento do fêmur), confirmar se realmente há gravidez, diagnosticar e caracterizar em caso de gestações múltiplas, identificar restrição de crescimento intrauterino, e não menos importante: Matar a curiosidade dos pais!

Ele pode identificar o sexo do bebê, mas é claro, depende da semana gestacional em que se encontra (a partir de 16 semanas).

“Durante o exame, o médico lança ondas de som em alta frequência para dentro do útero, e essas ondas por si atingem o bebê, mas não afetam em nada a saúde. O computador traduz os sons de eco que são recebidos de volta em imagens de vídeo, que revelam então o formato do bebê, sua posição e seus movimentos”, explica o médico Bruno Oliveira.

Ultrassonografia obstétrica convencional e ultrassonografia obstétrica com doppler coloridos são exames realizados pelo SDI- Serviço de Diagnóstico por Imagem da Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz do Rio Pardo. “Sinta-se a vontade para realizar o seu exame conosco e teremos o maior prazer em atendê-lo”, finaliza Dr. Bruno. O telefone par mais informações e agendamento é 14 3332-1222 Ramal 204.

 

 

Secretaria de Saúde realiza nebulização em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Combate a Dengue: Prefeitura de Santa Cruz realiza mutirão de limpeza, confiras as datas

VER NOTÍCIA

Santa Cruz registra 21 casos positivos de dengue, Eldorado e Centro os locais mais afetados

VER NOTÍCIA