Saúde

Exames médicos de imagem são seguros durante a gravidez

 

 

Muitas futuras mamães têm a seguinte dúvida: tomografia computadorizada causa algum tipo de reação em mulheres gestantes?

De acordo com o médico, Bruno Oliveira, do SDI (Setor de Diagnóstico por Imagem), da Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz do Rio Pardo, exames médicos de imagem são seguros e eficazes durante a gravidez.

Fluoroscopia radiografia e tomografia computadorizada (TC) usam raios-X para produzir imagens. Os raios-X são um exemplo de radiação ionizante. Este tipo de radiação pode ser prejudicial para gestação quando utilizados em quantidades elevadas, porém essas quantidades são raramente alcançadas em exames médicos.

Portanto, o risco potencial é muito pequeno. Mesmo que os riscos das radiações ionizantes sejam pequenos, é importante que o médico saiba que a mulher está grávida quando um exame de imagem de raios-x ou tomografia computadorizada for realizado. “Estar ciente de sua gravidez pode ajudar o médico a selecionar o exame de imagem mais adequado para sua condição e manter a exposição à radiação em níveis baixos e apropriados para produzir as informações necessárias”, explica.

Caso, a mulher realize um raio-x ou tomografia computadorizada e descobrir que estava grávida, não deve ficar preocupada. Com cuidado e planejamento adequado exame de Tomografia Computadorizada não vai expor o bebê a níveis de radiação que comprometeriam o crescimento e o desenvolvimento do feto.

“Você deve sempre seguir os conselhos do seu obstetra para garantir uma gestação saudável para você e seu bebê”, finaliza o médico.

 

 

Secretaria de Saúde realiza nebulização em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Combate a Dengue: Prefeitura de Santa Cruz realiza mutirão de limpeza, confiras as datas

VER NOTÍCIA

Santa Cruz registra 21 casos positivos de dengue, Eldorado e Centro os locais mais afetados

VER NOTÍCIA