Região

Lucas Pocay participa da abertura da 1ª Olimpíada das APAEs em Ourinhos

 

 

O Prefeito Lucas Pocay participou quinta-feira (03) da abertura da Olimpíada das APAEs (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que ocorre no Ginásio Monstrinho até sábado (05). Oito delegações com 250 atletas de municípios da regional de Ourinhos participam das competições em diversas modalidades, entre elas, atletismo, basquetebol, damas, dominó, futebol society, futsal, tênis de mesa e vôlei adaptado. Os primeiros classificados participam das Olimpíadas Estaduais que serão realizadas de 17 a 21 de julho, em Franca.

         O atleta Caio César Marco Rodrigues, de Salto Grande, conta que está feliz de competir nas olimpíadas das APAEs e espera ser classificado.

“Acabei de jogar e ganhei no tênis de mesa e estou muito motivado a ser classificado na modalidade que eu disputo. Esse evento está sendo uma oportunidade única para nós que temos tantos sonhos e almejamos alcançá-los por meio do esporte”, fala.

         Charles Ricardo Garrido Garcia, de Assis, atleta do vôlei e futebol, está animado com os jogos.

“Estou muito feliz de estar em Ourinhos, defendendo a APAE de Assis. Espero levar para casa medalhas e troféus e o destaque na classificação na fase estadual”, conta. Charles agradece o apoio da Prefeitura na realização das olimpíadas. “É muito bom saber que temos um prefeito preocupado com esta luta. Está sendo muito importante para nós”, acrescenta.

Compareceram á abertura do evento os secretários Danilo Ferreira Lima (Esportes), Rodrigo Donato (Cultura), Wilson Moraes (Educação), Coronel Wagner Soares (Segurança Pública), Hamilton Azevedo (Chefe de Gabinete) e Sérgio Gaspar (Meio Ambiente); o presidente da Câmara, Alexandre Zoio e os vereadores Alexandre Enfermeiro, Anízio Felicetti, Ariovaldo de Almeida Silva e Sargento Sérgio.

         O Prefeito Lucas Pocay diz que a realização das olimpíadas é uma grande conquista do município.

“Nossa luta pelo esporte inclusivo é grande porque envolve a questão social. Integrar o desenvolvimento de crianças e jovens ao esporte é a forma mais fácil de inclusão que acaba trazendo diversos benefícios, como desenvolvimento da coordenação motora, psicológica, autoconfiança e autoestima. Além disso, envolve toda a família, que é muito importante. Eles ensinam muito mais a nós do que nós a eles. Esse evento é mais uma oportunidade de continuar este trabalho, afinal não existe diferença entre nós, independente da deficiência, pois lutamos por uma sociedade igualitária, justa e equânime”, fala.

         O Secretário de Esportes, Danilo Ferreira Lima, ressalta os investimentos do poder público no esporte inclusivo, culminando com um prêmio de reconhecimento na Marcha dos Vereadores, que ocorreu em Brasília, no final de abril.

“Esse evento é uma conquista que vem para prestigiar e aumentar todo o trabalho que temos feito na cidade em relação ao esporte inclusivo. Nós recebemos um prêmio de reconhecimento por este trabalho e isso reflete que estamos trilhando o caminho correto”, afirma.

         O presidente da Câmara, Alexandre Dauage diz que, como voluntário da APAE há anos, as olimpíadas em Ourinhos é a realização de um sonho.

“Ver esses atletas cheios de garra e espírito esportivo é a comprovação que vale a pena lutar pela inclusão social e para que as políticas públicas se desenvolvam e sejam aplicadas no município. Mostra que vale a pena lutar pelas estruturas das APAEs. Estivemos na Marcha dos Vereadores onde recebemos um prêmio, entre mil projetos, pela nossa luta pelo esporte inclusivo e o que fica é a uma lição: a união faz a força. Sozinho ninguém vai a lugar nenhum”, fala.

         A diretora da APAE em Ourinhos, Vera Lúcia Ferreira Lima, afirma que a realização do evento só foi possível graças ao apoio do poder público.

“Alojamos 250 atletas na APAE para realizar esta competição, o que gera um custo muito alto que, com certeza, sem o apoio do Lucas não seria possível. Estamos felizes por esta disposição da Prefeitura e principalmente por ver o brilho no rostinho de cada um deles em se sentirem acolhidos cada vez mais pela sociedade”, diz.

         A presidente da Federação das APAEs, Cristiany de Castro, ressalta Ourinhos como município de destaque na luta pelo esportivo inclusivo.

“Ourinhos está a frente demonstrando muito respeito a causa da pessoa com deficiência. Isso é importante, promover políticas públicas que funcionam e realmente promovam a inclusão. Esse é um evento de festividade não só para as APAEs, mas para cada um. Mostra apenas a superação, a inclusão, que é motivo de comemoração”, fala.

         O presidente da APAE em Ourinhos, Euclides José Spiller, conta que se sente feliz por participar da primeira edição das olimpíadas em Ourinhos.

“Este ano a APAE está recebendo um presente com esse evento. São 50 anos de muito trabalho. Com ajuda do governo municipal, nós só podemos comemorar essa oportunidade, que é um encontro de troca de experiência, superação, alegria, confraternização. É muito gratificante estar aqui”, revela.

 

 

Esportiva mantém invencibilidade, mas decepciona torcedor novamente

VER NOTÍCIA

Futsal Feminino: Santa Cruz vence Ourinhos e conquista 3º titulo da Copa Record

VER NOTÍCIA

Santacruzense joga mal, mas mantém liderança e invencibilidade na segundona

VER NOTÍCIA