Entretenimento

Orquestra de Câmara Santa Cruz faz 2º concerto do Curto Circuito Musical

 

 

A cidade de Assis recebeu na noite do último sábado (7 de julho), a Orquestra de Câmara Santa Cruz. Este foi o segundo concerto do projeto Curto Circuito Musical, promovido através da lei de incentivo fiscal Pronac- Rouanet.

O cinema municipal ‘Piracaia” ficou lotado para o concerto intitulado Cinema in Concert, por levar ao público um conjunto com música e cinema.

O público de Assis e região assistiu às cenas de filmes sincronizadas com as respectivas trilhas sonoras a serem executadas pela orquestra dos jovens de Santa Cruz do Rio Pardo.  “Foi um momento para que os expectadores se deliciassem com cenas de filmes e músicas que marcaram bons momentos”, resumiu o responsável técnico e artístico, José Magalli Junqueira.

Entre as canções executadas estão: ‘Abertura dos Desenhos Walt Disney’, ‘Frozen- Let It Go’, ‘Rei Leão Can You Feel The Love Tonight’, ‘ A Bela e a Fera- Sentimentos’, ‘Rio Fly Love e Garota de Ipanema’, ‘Star Wars- The Imperial March e o Tema Principal’, ‘X-men- Sweet Dreams’, ‘Harry Potter- Tema principal’, Piratas do Caribe- ‘He’s a Pirate’, The Jaws- ‘Tema Principal’, ‘O Exorcista- The Exorcist Theme’, ‘Jurassic Park- Tema principal’, ‘Indiana Jones- Tema Principal’ e ‘Mudança de Hábito – Oh Happy Day’.

A preparação da Orquestra para o concerto, com 21 integrantes, aconteceu ao longo de três meses sob o comando do violinista e Professor de Violino e Viola Clássica,  Paulo Camilotti Tavares.

O secretário de Cultura de Assis, Emerson Gonçalves, assistiu ao concerto e ressaltou a importância de parcerias para facilitar o acesso a este tipo de evento. “Tenho vários amigos e ex-alunos que são membros da Orquestra, fico muito feliz em termos efetuado esta parceria que garante o acesso da população à cultura, de forma gratuita”.

Lohana Heloise dos Santos, 14 anos, é contrabaixista da Orquestra, há menos de um ano e já colhe os frutos. “Era uma menina problemática, agora tenho algo para me dedicar, e como me identifiquei, pretendo seguir carreira. Também mudei em outros sentidos como na forma de pensar, ajudando mais ao próximo”, disse a aluna no espaço aberto para interação, após o concerto.

Além dos membros da Orquestra de Câmara (violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo), também participarão os músicos de base, contando ainda com instrumentos como piano e percussão.

O evento contou com a interprete de libras, Vanessa Palermo.

O primeiro concerto da turnê, em 23 de junho, no Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto, em Santa Cruz do Rio Pardo, também foi sucesso de público.

CURTO CIRCUITO MUSICAL

O Curto Circuito Musical é realizado através da Lei Rouanet- Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura). A execução do projeto depende de renúncia de parcela de Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas. Aderiram ao projeto as empresas apoiadoras: Abatedouro Beira Rio- Bafari, Supermercados Avenida, Santa Massa, São João Alimentos e Supermercado São Sebastião.

A captação de recursos está em aberto para pessoas físicas e jurídicas, para que haja continuidade dessa turnê.

Durante o concerto, inclusive, a Orquestra de Câmara fez uma homenagem, com a execução do jingle, do Supermercado Avenida, um dos apoiadores do projeto, com sua filial, em Assis,

A ORQUESTRA

A Orquestra de Câmara Santa Cruz é um projeto social criado há dois anos e dez meses, direcionado a crianças e jovens de bairros da periferia de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), em vulnerabilidade social.

A Associação Musical Santacruzense é a proponente dessas iniciativas, e está empenhada em difundir e democratizar o acesso à música instrumental por meio de apresentações a todos os públicos. Com este projeto, a Associação Musical visa oportunizar às diversas cidades visitadas e aos integrantes da Orquestra momentos culturais de participação e entretenimento, valorizando, preservando e aprimorando a cultura regional.

Os ensaios da Orquestra acontecem no Cras Betinha , no bairro São José, às terças e quintas, das 16 horas às 20 horas, e aos sábados, a partir das 9 horas.

 

 

 

 

Show de Renato Teixeira terá parte da renda doada para Santa Casa

VER NOTÍCIA

III Encontro de Flautistas de Santa Cruz do Rio Pardo

VER NOTÍCIA

Santa Cruz do Rio Pardo recebe maestro João Carlos Martins e Orquestra de Cordas Bachiana Filarmônica

VER NOTÍCIA