Saúde

Diagnóstico de doenças na tireoide pode ser realizado através da ultrassonografia

 

 

A tireoide possui um papel fundamental na regulação de diversos processos metabólicos de todo o organismo, de forma que doenças como o hipotireoidismo, hipertireoidismo ou o surgimento de nódulos podem causar vários transtornos ao funcionamento do corpo, se não diagnosticados adequadamente e tratadas. De acordo com o médico Bruno Oliveira, do SDI (Serviço de Diagnóstico por Imagem)- da Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz do Rio Pardo, a descoberta de doenças na tireoide pode ser realizada através de exames de sangue para medir os níveis dos hormônios e também por exames de imagem como a ultrassonografia, que possibilita a identificação de alterações inflamatórias e nódulos suspeitos.

Os nódulos da tireoide são muito comuns na prática clínica, podendo representar a manifestação de diversas doenças da tireoide. Sua prevalência na população geral varia de 10 a 41%, sendo mais frequente no sexo feminino e na terceira idade. São benignos em mais de 90% dos casos.

O que há de novo na avaliação dos nódulos da tireoide?

O TI-RADS é um sistema de laudo criado pelo Colégio Americano de Radiologia, que tem como objetivo padronizar as recomendações de quando de indicar a PAAF ou acompanhamento de nódulo suspeitos ao ultrassom, e quando não intervir em nódulos considerados benignos ou não suspeitos (a semelhança do BI-RADS que é utilizado para a mama).

Os nódulos tireoidianos são comumente assintomáticos e de crescimento lento, com sua grande maioria descobertos incidentalmente (achados de exame) em exames de imagem.

Como vou saber se um nódulo tireoidiano é benigno ou maligno?

 O procedimento de escolha para se investigar a natureza de um nódulo é a Punção Aspirativa com Agulha Fina (também conhecida como PAAF). Contudo, como a imensa maioria dos nódulos são benignos, a PAAF só vai ser indicada para um número muito pequeno de pacientes que apresentam nódulos com características suspeitas ao exame clínico e ao exame ultrassonográfico.

Então quando está indicada a punção de um nódulo?

 A tomada de decisão quanto a necessidade da punção geralmente é feita pelo médico que assiste o paciente, com base nos dados clínicos do paciente e pelos achados do exame de imagem.

No SDI- Serviço de diagnóstico por Imagem da Santa Casa, é realizado esse procedimento tanto para diagnosticar e avaliar os nódulos e patologias na tireoide como para realizar, se necessário, a biópsia dos nódulos.

 

 

Medo de escorpião: Mutirão de limpeza recolhe quase 200 toneladas de lixo

VER NOTÍCIA

Santa Cruz está realizando a campanha “Fique Sabendo”

VER NOTÍCIA

Secretaria de Saúde de Santa Cruz investiga caso de Chikungunya na cidade

VER NOTÍCIA