Saúde

Santa Cruz inicia campanha “Agosto Dourado”

 

 

O município de Santa Cruz do Rio Pardo iniciou neste mês a campanha “Agosto Dourado”, que visa divulgar a importância da doação e da amamentação do leite materno. As ações promovidas no mês de agosto, em nosso município tem como objetivo, esclarecer as dúvidas e orientar as mães e futuras mamães sobre a forma correta de amamentar e a importância do leite materno.

 As unidades de saúde irão promover palestras em seus grupos de gestantes esclarecendo dúvidas sobre a “Importância do Aleitamento Materno” para o desenvolvimento das crianças, incentivo ao aleitamento materno exclusivo e captação de novas mães doadoras de leite materno. As ações são ininterruptas durante todo o ano, mas serão intensificadas neste mês.

Não há mais dúvidas sobre os benefícios fisiológicos, psicológicos e sócio econômico culturais da prática do aleitamento materno para a saúde mãe/bebê. Sabe-se que a amamentação, isoladamente, é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas previníveis. O estímulo da amamentação exclusiva salva nada menos que 6 milhões de crianças por ano.

O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos ou mais. Sua superioridade orgânica o torna de melhor digestibilidade, sendo o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil. Crianças amamentadas também estão mais protegidas contra doenças infecciosas.

Não menos importante, mas talvez com menor propaganda, a estratégia de maior impacto na saúde humana e de menor custo para a sociedade e para o planeta, a amamentação, e o seu produto padrão ouro de qualidade, o leite humano, merecem não só sete dias de promoção, proteção e apoio, mas um mês inteiro e também uma cor que esteja à altura de sua relevância.

Trinta dias, para a celebração da promoção, proteção e apoio, e uma cor toda especial, que já percorre todo o mundo com o seu laço simbólico, o dourado. O “Agosto Dourado”, mês que já é símbolo da luta de muitos pelo incentivo à amamentação, e o dourado, confirmando o seu padrão ouro de qualidade.

Acreditamos que o “Agosto Dourado”, poderá conferir maior visibilidade à prática que beneficia a mulher, o seu bebê, sua família, bem como às redes sociais de apoio e o meio ambiente em que vivemos.

Crianças amamentadas desde o primeiro minuto de vida crescem mais saudáveis. Entre os benefícios do aleitamento está à redução da incidência de diversas doenças, como diarreia, infecções respiratórias, diabetes, problemas cardiovasculares, hipertensão e osteoporose e até mesmo alergias, devido aos anticorpos naturais presentes no leite materno. O aleitamento materno contribui também, para o desenvolvimento da fala e estruturas ósseas da face.

 

 

Secretaria de Saúde realiza nebulização em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Combate a Dengue: Prefeitura de Santa Cruz realiza mutirão de limpeza, confiras as datas

VER NOTÍCIA

Santa Cruz registra 21 casos positivos de dengue, Eldorado e Centro os locais mais afetados

VER NOTÍCIA