Saúde

Santa Cruz inicia campanha “Agosto Dourado”

 

 

O município de Santa Cruz do Rio Pardo iniciou neste mês a campanha “Agosto Dourado”, que visa divulgar a importância da doação e da amamentação do leite materno. As ações promovidas no mês de agosto, em nosso município tem como objetivo, esclarecer as dúvidas e orientar as mães e futuras mamães sobre a forma correta de amamentar e a importância do leite materno.

 As unidades de saúde irão promover palestras em seus grupos de gestantes esclarecendo dúvidas sobre a “Importância do Aleitamento Materno” para o desenvolvimento das crianças, incentivo ao aleitamento materno exclusivo e captação de novas mães doadoras de leite materno. As ações são ininterruptas durante todo o ano, mas serão intensificadas neste mês.

Não há mais dúvidas sobre os benefícios fisiológicos, psicológicos e sócio econômico culturais da prática do aleitamento materno para a saúde mãe/bebê. Sabe-se que a amamentação, isoladamente, é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas previníveis. O estímulo da amamentação exclusiva salva nada menos que 6 milhões de crianças por ano.

O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos ou mais. Sua superioridade orgânica o torna de melhor digestibilidade, sendo o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil. Crianças amamentadas também estão mais protegidas contra doenças infecciosas.

Não menos importante, mas talvez com menor propaganda, a estratégia de maior impacto na saúde humana e de menor custo para a sociedade e para o planeta, a amamentação, e o seu produto padrão ouro de qualidade, o leite humano, merecem não só sete dias de promoção, proteção e apoio, mas um mês inteiro e também uma cor que esteja à altura de sua relevância.

Trinta dias, para a celebração da promoção, proteção e apoio, e uma cor toda especial, que já percorre todo o mundo com o seu laço simbólico, o dourado. O “Agosto Dourado”, mês que já é símbolo da luta de muitos pelo incentivo à amamentação, e o dourado, confirmando o seu padrão ouro de qualidade.

Acreditamos que o “Agosto Dourado”, poderá conferir maior visibilidade à prática que beneficia a mulher, o seu bebê, sua família, bem como às redes sociais de apoio e o meio ambiente em que vivemos.

Crianças amamentadas desde o primeiro minuto de vida crescem mais saudáveis. Entre os benefícios do aleitamento está à redução da incidência de diversas doenças, como diarreia, infecções respiratórias, diabetes, problemas cardiovasculares, hipertensão e osteoporose e até mesmo alergias, devido aos anticorpos naturais presentes no leite materno. O aleitamento materno contribui também, para o desenvolvimento da fala e estruturas ósseas da face.

 

 

Idoso viúvo não deve ser sinônimo de problema

VER NOTÍCIA

Palestra sobre Transtorno do Espectro Autista celebra um ano do Ambulatório do Bebê

VER NOTÍCIA

Assistência domiciliar ajuda a superar câncer de mama

VER NOTÍCIA