Região

Prefeito Lucas Pocay participa do 1º Encontro da Cultura Surda no Teatro Municipal

 

 

O Prefeito Lucas Pocay, acompanhado da Primeira Dama Clara Pocay, participou na noite de sexta-feira (28) do 1º Encontro da Cultura Surda, promovido pela Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento lotou o Teatro Municipal Miguel Cury e contou com uma programação especial para o público participante, entre apresentações de dança, interpretações de músicas, como o Hino Nacional, poesias, piadas e outras atrações.

         Estiveram presentes o Secretário de Cultural, José Carlos Vieira dos Santos, a professora e assistente técnica pedagógica, Ilma Mendes Silva, representando o Secretário de Educação, Wilson Moraes, além do professor de Libras Rafael Reis, que compuseram a mesa de discussão.

 “Comemoramos não somente o Dia Nacional dos Surdos, mas a evolução da cultura surda. Nós da gestão temos um olhar diferenciado e entendemos que o poder público deve ser pautado e ter como base as pessoas que mais precisam de auxílio. Se nós não olharmos para essas pessoas, que muitas vezes são excluídas em nossa sociedade, temos como consequência o aumento do preconceito, do bullying, entre outros resultados agravantes da situação da pessoa com debilidade. Ao contrário disso, temos que abraçar e trazer para perto de nós para que todos se sintam parte dessa sociedade. Para que possam se sentir realizados, encontrados e motivados a viver bem”, afirma o Prefeito Lucas Pocay.

         O Secretário de Cultura, José Carlos Vieira dos Santos, destaca que o 1º Encontro da Cultura Surda é um evento inédito que atende a pedidos do público.

“A cultura surda precisava de um olhar mais carinhoso e a realização desse evento é a concretização da necessidade de colocar Ourinhos em destaque neste quesito. A cultura surda é valiosa e possui um potencial que precisa ser explorado e a administração do Prefeito Lucas Pocay está atenta a isso”.

         A professora de libras, Clicia Prado, afirma que o evento proporciona um momento histórico para a região de Ourinhos.

“Este é um evento bilíngue em que estamos unindo as culturas, do surdo e do ouvinte, porque cultura surda não é só para surdos. Favorece os ouvintes dentro da linguística e gramática, sem contar o fato de que atende a acessibilidade, previsto na legislação. A poder público está fazendo a política pública acontecer com a promoção deste encontro, o que nos deixa muito feliz. Queremos que esse tipo de ação ganhe espaço para proporcionar, cada vez mais, melhores condições aos surdos.”

 

 

Show de Renato Teixeira terá parte da renda doada para Santa Casa

VER NOTÍCIA

III Encontro de Flautistas de Santa Cruz do Rio Pardo

VER NOTÍCIA

Santa Cruz do Rio Pardo recebe maestro João Carlos Martins e Orquestra de Cordas Bachiana Filarmônica

VER NOTÍCIA