Região

São Pedro do Turvo é a melhor cidade da região em ranking ambiental do governo

 

 

Divulgação foi na semana passada no Palácio dos Bandeirantes (foto)

 

O município de São José do Rio Preto é o primeiro colocado no ranking ambiental do Estado de São Paulo em 2018, com 94,65 pontos no total. O anúncio foi feito em evento realizado na última quinta-feira (20/12/2018), no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Márcio França e do secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Trani. A classificação faz parte do Programa Município VerdeAzul (PMVA), iniciado pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA) em 2007 e que premia os municípios com melhor desempenho, levando em conta diversos quesitos ambientais, com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental.

Na região, a cidade de São Pedro do Turvo foi a melhor classificada, ficando com o sexto lugar. Bernardino de Campos em 78º lugar, Santa Cruz do Rio Pardo em 155º, Chavantes 164º, Ourinhos 272º, Piraju 292º, Espirito Santo em 341º e Ipaussu em 496º lugar, foram as demais posições das cidades da região.

Os outros 14 primeiros colocados, por ordem decrescente, são os municípios de: Botucatu (2º), Santa Adélia (3º), Fernandópolis (4º), Novo Horizonte (5º) – vencedor de 2017 – , São Pedro do Turvo (6º), Campinas (7º), Araçoiaba da Serra (8º), Itu (9º), Americana (10º), Cabreúva (11º), Sorocaba (12º), Águas de Prata (13º), Itatiba (14°) e Embaúba (15º). Ao todo, foram 69 municípios certificados, ou seja, que alcançaram mais de 80 pontos (confira abaixo  a relação completa e outras premiações).

José Walter Figueiredo, o coordenador do PMVA, fez questão de agradecer a todos os presentes e parceiros e colabores do Sistema Ambiental Paulista e, mais uma vez, ressaltou que “o papel da Programa Município Verde Azul é justamente fazer essa ligação entre a SMA e os municípios, com transferência de informações e conhecimentos, para que eles tenham um Conselho Municipal de Meio Ambiente e estrutura técnica suficiente para cumprir seus objetivos nas questões ambientais locais”.

Referindo-se ao evento de premiação, o secretário Trani disse que “aqui estão os que são responsáveis pelos municípios saudáveis no Estado de São Paulo” e destacou o papel do coordenador do PMVA “na interlocução com essa legião de defensores do meio ambiente”, em prol das futuras gerações. Ele frisou que “o que nós fazemos, na SMA, é ajudar os municípios para que eles se tornem agentes dessa mudança”.

Já o governador Márcio França, que fez uma breve pausa em seus compromissos no gabinete e se dirigiu ao grande auditório do Palácio dos Bandeirantes, para prestigiar o acontecimento, elogiou a iniciativa e os seus participantes, enfatizando que através do PMVA, se pratica a “boa política, conciliatória e democrática”.

O resultado alcançado pelos 645 municípios paulistas avaliados pelo programa podem ser conferidos em http://verdeazuldigital.sp.gov.br/site/pontuacoes/

 

 

 

Severo diz desconhecer acusação de Otacílio

VER NOTÍCIA

Otacílio faz balanço positivo de 2018, e deixa no ar denúncia contra vereador

VER NOTÍCIA

“Foi feita a justiça” garante defensor de João Marcelo

VER NOTÍCIA