Região

São Pedro do Turvo é a melhor cidade da região em ranking ambiental do governo

 

 

Divulgação foi na semana passada no Palácio dos Bandeirantes (foto)

 

O município de São José do Rio Preto é o primeiro colocado no ranking ambiental do Estado de São Paulo em 2018, com 94,65 pontos no total. O anúncio foi feito em evento realizado na última quinta-feira (20/12/2018), no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Márcio França e do secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Trani. A classificação faz parte do Programa Município VerdeAzul (PMVA), iniciado pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA) em 2007 e que premia os municípios com melhor desempenho, levando em conta diversos quesitos ambientais, com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental.

Na região, a cidade de São Pedro do Turvo foi a melhor classificada, ficando com o sexto lugar. Bernardino de Campos em 78º lugar, Santa Cruz do Rio Pardo em 155º, Chavantes 164º, Ourinhos 272º, Piraju 292º, Espirito Santo em 341º e Ipaussu em 496º lugar, foram as demais posições das cidades da região.

Os outros 14 primeiros colocados, por ordem decrescente, são os municípios de: Botucatu (2º), Santa Adélia (3º), Fernandópolis (4º), Novo Horizonte (5º) – vencedor de 2017 – , São Pedro do Turvo (6º), Campinas (7º), Araçoiaba da Serra (8º), Itu (9º), Americana (10º), Cabreúva (11º), Sorocaba (12º), Águas de Prata (13º), Itatiba (14°) e Embaúba (15º). Ao todo, foram 69 municípios certificados, ou seja, que alcançaram mais de 80 pontos (confira abaixo  a relação completa e outras premiações).

José Walter Figueiredo, o coordenador do PMVA, fez questão de agradecer a todos os presentes e parceiros e colabores do Sistema Ambiental Paulista e, mais uma vez, ressaltou que “o papel da Programa Município Verde Azul é justamente fazer essa ligação entre a SMA e os municípios, com transferência de informações e conhecimentos, para que eles tenham um Conselho Municipal de Meio Ambiente e estrutura técnica suficiente para cumprir seus objetivos nas questões ambientais locais”.

Referindo-se ao evento de premiação, o secretário Trani disse que “aqui estão os que são responsáveis pelos municípios saudáveis no Estado de São Paulo” e destacou o papel do coordenador do PMVA “na interlocução com essa legião de defensores do meio ambiente”, em prol das futuras gerações. Ele frisou que “o que nós fazemos, na SMA, é ajudar os municípios para que eles se tornem agentes dessa mudança”.

Já o governador Márcio França, que fez uma breve pausa em seus compromissos no gabinete e se dirigiu ao grande auditório do Palácio dos Bandeirantes, para prestigiar o acontecimento, elogiou a iniciativa e os seus participantes, enfatizando que através do PMVA, se pratica a “boa política, conciliatória e democrática”.

O resultado alcançado pelos 645 municípios paulistas avaliados pelo programa podem ser conferidos em http://verdeazuldigital.sp.gov.br/site/pontuacoes/

 

 

 

Governador sanciona projeto de Ricardo Madalena que obriga divulgação dos radares

VER NOTÍCIA

Assembleia aprova projeto de Ricardo Madalena que obriga divulgar localização de radares

VER NOTÍCIA

Prefeitura de Santa Cruz investe meio milhão de reais em implantação de led

VER NOTÍCIA