Saúde

Santa Casa apresenta balanço de 2018 e metas para este ano

 

 

Enfermeira Thais Bette (foto) fala sobre o trabalho desenvolvido na Maternidade em 2018

 

A Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz do Rio Pardo fechou seus balanços de 2018, nesta segunda-feira e divulgou as metas para 2019.

No ano passado foram registradas 5.248 internações, sendo 3.467 referentes ao SUS (Sistema Único de Saúde). O mesmo balanço aponta 12.436 atendimentos ambulatoriais, sendo 9.360 do SUS. Apenas no Pronto Atendimento foram registrados 21.000 pacientes. Já em relação aos exames de imagem, o Setor registrou 20.703 exames.

Na maternidade foram registrados 834 partos, o número é pouco menor em relação a 2017, quando foram registrados 850 partos.

Do total, no ano passado, 266 foram normais e 568 cesarianas, o número de partos normais cresceu em relação a 2017, quando foram registrados 219.

O setor também registrou 78 tratamentos clínicos, 86 curetagens, 10 óbitos fetais, nascimento de quatro gemelares e 37 laqueaduras.

No ano passado, a equipe iniciou a aplicação do contato pele a pele. No período foram avaliadas 48 puérperas imediatas, e o procedimento foi realizado em 41 dos casos. “Iniciamos diversas práticas no ano passado. Parabenizamos a equipe envolvida e esperamos evoluir ainda mais em 2019”, comenta a enfermeira obstetra, Thaís Bette.

OBRAS

Em 2018 o hospital também recebeu algumas melhorias estruturais e outras devem ser entregues e iniciadas ainda no primeiro semestre. As obras são custeadas com recursos próprios, emendas e doações.

O pronto socorro e pediatria foram alguns dos setores que tiveram as reformas entregues.

A reforma da cozinha está em andamento e deve ser entregue no primeiro semestre. A aquisição de novos equipamentos por meio de doações inicia neste mês.

Já a UTI Neonatal com a ampliação de quatro leitos passando para dez, deve ser entregue nos próximos meses. Com isso o Hospital pleiteará o credenciamento junto ao SUS e poderá obter mais recursos para manutenção da unidade.  

A UTI Adulto também deverá ter o número de leitos ampliado de sete para dez, desta forma o hospital poderá se tornar estratégico dentro do Programa Santas Casa Sustentáveis.

Outro setor que receberá melhorias em 2019, será o Centro Cirúrgico. Serão investidos R$ 700 mil.

 

UTI Neo Natal ganhou mais leitos e será inaugurada em breve                                                                                                                                  

 

 

Preconceito impede conforto da família e idoso doente

VER NOTÍCIA

Colaboradores da Santa Casa promovem ação entre amigos

VER NOTÍCIA

Mamãe de primeira viagem precisa de amparo e informação

VER NOTÍCIA