Saúde

Idoso não é coitadinho e deve ter atitudes repreendidas

 

 

Os idosos, quando lúcidos, conscientes e orientados, devem ser tratados como qualquer outro adulto. Suas atitudes devem ser julgadas e analisadas perante aquilo que é considerado plausível e saudável dentro do ambiente familiar e fora dele.

Porém, muitas famílias erram e começam a “passar a mão” na cabeça dos idosos quando estes tomam atitudes não-convencionais, quem magoam e podem colocar em risco a integridade física de outras pessoas.

Uma situação muito comum é quando um idoso começa a perder a paciência com determinas situações e passa a ser grosseiro, agredir verbalmente e até fisicamente outras pessoas. A família não deve aceitar tal situação e nem sair com argumentos do tipo “sabe como é, ele está teimoso, ranzinza”. Isso é infantilizar o idoso. Só porque ele atingiu determinada idade não significa que ações negativas têm de ser aceitas como normais.

“O idoso não deve ser tratado como criança e nem como ‘café com leite’. Quando se adota como conceito aquela famosa frase ‘com essa idade eu posso tudo’, você cria um mundo paralelo para esse senhor ou senhora, o que pode trazer sérios problemas de rejeição, solidão e dificuldade de sociabilização. O afrouxamento no cumprimento de algumas regras formais da sociedade por conta da idade vale até o ponto que tais atitudes não atinjam outras pessoas”, fala a enfermeira Nayara Moreno, Responsável Técnica pela AleNeto Enfermagem.

O idoso precisa entender que quanto mais ele faz coisas que “dão na telha”, mais ele será tratado como alguém diferente e isso, provavelmente, vai causar um isolamento. Idoso saudável, no que diz respeito às relações pessoais, é só um adulto mais velho.

A AleNeto Enfermagem, que atua em Santa Cruz do Rio Pardo, Ourinhos e região, São Paulo e Santos, oferece todos os procedimentos de enfermagem em domicílio e tem plantões completos de enfermagem e cuidador de idosos, e também assistência exclusiva para mamães e recém-nascidos, além de um pacote exclusivo para banhos. Para saber mais sobre o assunto e conhecer de perto o trabalho da empresa, ligue (14) 3372-0631, (14) 99747-0154, (11) 94182-7647 ou (13) 99675-0026. Visite também o site em www.alenetoenfermagem.com e as páginas no Facebook (@AleNetoEnfermagem) e no Instagram (@aleneto_enfermagem).

 

 

Preconceito impede conforto da família e idoso doente

VER NOTÍCIA

Colaboradores da Santa Casa promovem ação entre amigos

VER NOTÍCIA

Mamãe de primeira viagem precisa de amparo e informação

VER NOTÍCIA