Saúde

Cinco ações importantes para a família com um idoso doente

 

 

A atuação das famílias em casos de idosos doentes é tão importante quanto o tratamento e os cuidados necessários. A postura dos familiares é fundamental para o sucesso e os bons resultados durante todo o processo. Abaixo, o diretor da AleNeto Enfermagem, Alexandre Moreno, e a Responsável Técnica, Nayara Moreno, falam sobre 5 atitudes das famílias que ajudam bastante nestes momentos difíceis e delicados.

1 – Aceite a doença – Entender o diagnóstico médico e respeitar as fases da doença são elementos fundamentais para encarar a grave situação e seguir as recomendações e as ordens médicas e da enfermagem. Fingir que nada está acontecendo (com o objetivo de aplacar a dor), minimizar a gravidade da doença ou inventar tratamentos alternativos não resolve.

2 – Respeite o trabalho da área de saúde – A ansiedade e o sofrimento da família podem atrapalhar bastante o trabalho dos profissionais responsáveis pelos cuidados especiais do idoso, geralmente uma equipe de enfermagem. Muitos familiares nestas horas se “transformam” em enfermeiros e médicos e acabam se intrometendo no trabalho de quem entende do assunto, o que pode ter consequências ruins

3 – Cobre profissionalismo – Ao mesmo tempo que os cuidadores precisam de espaço e liberdade para exercerem o trabalho, a família também precisa cobrar profissionalismo dos mesmos nos procedimentos com os idosos. A chefia da equipe deve ser acionada sempre que algo errado (de fato) esteja acontecendo. É por isso que é importante sempre contratar uma empresa com estrutura para esse tipo de trabalho

4 – Dê carinho – Os cuidados práticos com o idoso doente (medicação, banho, higiene, sonda, curativos) devem sempre ficar com profissionais, para atingir a máxima eficiência. Mas tem uma coisa que nenhum profissional do mundo, por mais dedicado e amável que seja, vai conseguir: dar o carinho que só a família pode dar. Converse, abrace, beije, faça carinho, faça o paciente dar risadas.

5 – Mantenha a serenidade – Criar um ambiente de tranquilidade e harmonia no local onde o paciente se recupera e recebe os cuidados é fundamental para a paz do corpo e da alma deste idoso doente. Brigas e desavenças familiares nunca devem acontecer neste local. Também não leve para lá problemas do trabalho e o estresse do dia a dia. Leve paz.

A AleNeto Enfermagem, que atua em Santa Cruz do Rio Pardo, Ourinhos e região, São Paulo e Santos, oferece todos os procedimentos de enfermagem em domicílio e tem plantões completos de enfermagem e cuidador de idosos, e também assistência exclusiva para mamães e recém-nascidos, além de um pacote exclusivo para banhos. Para saber mais sobre o assunto e conhecer de perto o trabalho da empresa, ligue (14) 3372-0631, (14) 99747-0154, (11) 94182-7647 ou (13) 99675-0026. Visite também o site em www.alenetoenfermagem.com e as páginas no Facebook (@AleNetoEnfermagem) e no Instagram (@aleneto_enfermagem).

 

 

Covid-19: sete internações só no final de semana em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Covid-19 em Santa Cruz: 808 casos positivos e 786 pessoas curadas

VER NOTÍCIA

Depois de três meses Santa Cruz registra caso positivo de dengue

VER NOTÍCIA