Saúde

Preconceito impede conforto da família e idoso doente

 

 

Muitas famílias querem contratar um home care para cuidar do parente idoso que está doente ou que, mesmo saudável, necessita de acompanhamento e alguns cuidados. Mas não usam esse serviço por um único motivo: medo de amigos e da sociedade em geral pensarem que a família está abandonando o paciente ou abrindo mão dos cuidados com o idoso.

Essa visão é retrógrada e errônea. Vai na contramão, por exemplo, do que é cada vez mais comum na Europa, onde a população idosa já é maioria. “Abandonar o idoso é deixar de dar carinho, atenção e não integrá-lo às atividades da família. Muitos parentes assumem procedimentos específicos de um idoso doente, como trocar fralda e dar banho e até os fazem com amor, mas o acolhimento é muito mais forte quando família e idoso têm um tempo para se curtirem com calma”, afirma a enfermeira Nayara Moreno, Responsável Técnica da AleNeto Enfermagem.

Os procedimentos de cuidados são cansativos e exigem um outro tipo de relação com o idoso. Quando o familiar se responsabiliza por isso, vira cuidador e, na maioria das vezes, deixa de ser familiar na maneira mais completa e abrangente do termo.

Além disso, por mais que o parente cuide com boas intenções, dificilmente vai conseguir atingir a eficiência do profissional e o conforto proporcionado por este, o que acaba até penalizando o próprio idoso de um cuidado mais adequado. A rotina exaustiva também causar estresse e desgaste físico e emocional neste “parente-cuidador” e o mesmo pode perder facilmente a paciência com o paciente.

“Os profissionais cuidam da rotina pesada e dos procedimentos e os parentes da alma, da mente e do coração do idoso. Essa é a melhor receita”, completa Nayara.

A AleNeto Enfermagem, que atua em Santa Cruz do Rio Pardo, Ourinhos e região, São Paulo e Santos, oferece todos os procedimentos de enfermagem em domicílio e tem plantões completos de enfermagem e cuidador de idosos, e também assistência exclusiva para mamães e recém-nascidos e um pacote exclusivo para banhos. Além de consultas de enfermagem no consultório ou no domicílio. Para saber mais sobre o assunto e conhecer de perto o trabalho da empresa, ligue (14) 3372-0631, (14) 99747-0154, (11) 94182-7647 ou (13) 99675-0026. Visite também o site em www.alenetoenfermagem.com e as páginas no Facebook (@AleNetoEnfermagem) e no Instagram (@aleneto_enfermagem).

 

 

Covid-19: sete internações só no final de semana em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Covid-19 em Santa Cruz: 808 casos positivos e 786 pessoas curadas

VER NOTÍCIA

Depois de três meses Santa Cruz registra caso positivo de dengue

VER NOTÍCIA