Entretenimento

Orquestra Santa Cruz se apresenta em Piraju neste domingo

 

 

A “Orquestra de Câmara Santa Cruz”, criada pelo professor José Magalli Junqueira, em meados de 2015, com o intuito de levar música de qualidade, cultura e inclusão social para as crianças e adolescentes moradoras de bairros periféricos da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, faz  mais uma apresentação do Curto Circuito Musical. Desta vez a cidade que receberá o Cinema in Concert será Piraju (SP), neste domingo (23 de junho), às 20 horas. A apresentação será no Cinemax, localizado na rua Dr. Washington Osório de Oliveira, 660, Centro.

O projeto que promove  aulas teóricas e práticas com instrumentos de corda, como o violino, viola, violoncelo e contrabaixo, levará para esta apresentação especial uma equipe de 30 pessoas, entre elas instrutores, professores, alunos e o próprio maestro.

O Projeto “Cinema In Concert” traz cenas de filmes sincronizadas com as respectivas trilhas sonoras a serem executadas pela orquestra dos jovens. Entre as canções que a orquestra executará no dia estão: ‘Abertura dos Desenhos Walt Disney’, ‘Frozen- Let It Go’, ‘Rei Leão Can You Feel The Love Tonight’, ‘ A Bela e a Fera- Sentimentos’, ‘Rio Fly Love e Garota de Ipanema’, ‘Star Wars- The Imperial March e o Tema Principal’, ‘X-men- Sweet Dreams’, ‘Harry Potter- Tema principal’, Piratas do Caribe- ‘He’s a Pirate’, The Jaws- ‘Tema Principal’, ‘O Exorcista- The Exorcist Theme’, ‘Jurassic Park- Tema principal’, ‘Indiana Jones- Tema Principal’ e ‘Mudança de Hábito – “Oh Happy Day’.

 Desde o início, são muitos os frutos colhidos para esse lindo projeto. Tanto que a evolução é completamente perceptível no desempenho dos ensaios e apresentações e também no desenvolvimento comportamental dos alunos. “Com esta exposição positiva, percebemos que os integrantes se sentem valorizados, e isso melhora a autoestima de todos”, afirma o professor José Magalli.

E, tudo isso é possível, graças ao apoio das empresas que abraçaram essa causa e confiaram no trabalho da equipe. “A cada ano a responsabilidade aumenta, as dificuldades financeiras são muitas, mas driblamos todas elas com a coesão da equipe e objetivo comum de proporcionar um futuro melhor para estas crianças e adolescentes”, comenta o Coordenador do Projeto, Fabiano Moreira.

Essa apresentação na cidade de Piraju será realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, através do Projeto “Curto Circuito Musical”, turnê que leva o codinome de ‘Cinema in Concert’, iniciado em 2018, que já teve apresentações em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), Assis (SP) e Cândido Mota (SP). No caso da Lei de Incentivo à Cultura, a captação de recursos é possível graças ao repasse do Imposto de Renda de empresas e de pessoas físicas. No total o projeto prevê sete apresentações e deve ser finalizado em 2020.

A próxima apresentação da agenda será no Boulevard Shopping, em Bauru, no dia 5 de julho, às 19 horas.

Sobre o Projeto “Orquestra de Câmara de Santa Cruz”:

Criada pelo professor e maestro José Magalli F. Junqueira, em 2015, o projeto “Orquestra de Câmara Santa Cruz” realizou o sonho de levar música de qualidade, cultura e inclusão social às crianças e adolescentes moradores dos bairros periféricos de Santa Cruz do Rio Pardo, para a formação de uma Orquestra de crianças e jovens carentes. As aulas acontecem no Cras (Centro de Referência e Assistência Social) “Betinha”, no bairro São José, para atendimento às crianças e adolescentes de bairros como Vila Fabiano, Vila Divineia e Vila Maristela. O espaço para as aulas e ensaios é cedido pela Prefeitura Municipal, que também participa com o fornecimento de lanches às crianças, nos dias de ensaios (terças, quintas- 16 horas às 20 horas e sábados- a partir das 9h00 às 11h30). Para participar do projeto, os alunos devem ter, no mínimo 09 anos, morar nas proximidades do bairro atendido, manter-se estudando e, preferencialmente, com  renda familiar baixa. O projeto conta com a parceria inicial da Secretaria Municipal de Assistência Social de Santa Cruz do Rio Pardo, mas está aberto a outros apoios de instituições sociais, assistenciais e empresas que queiram ajudar e dar suporte às crianças e jovens que estão deixando as ruas e entregando-se à salutar atividade social e cultural da Música.

 

 

Secretaria de Cultura de Santa Cruz realiza oficina de “Poesia na Prática”

VER NOTÍCIA

Tradicional encenação da Paixão de Cristo será realizada nesta sexta-feira com apoio da prefeitura

VER NOTÍCIA

Balé de Santa Cruz conquista prêmio em festival na cidade de Marília

VER NOTÍCIA