O Cabo Eder da Policia Militar, e o cão Bóris do canil da PM foram homenageados na noite desta segunda-feira (23) na câmara de vereadores de Santa Cruz do Rio Pardo com uma “Moção de Reconhecimento” pelo ótimo trabalho realizado na região.
Eder Ricardo Fernandes, o Cabo Eder, entrou na Policia Militar em 2006, mas em 2019 conseguiu unir o seu amor pela profissão com a paixão por cães, quando, após um curso em São Paulo e o término das instalações do canil na cidade, aceitou ser o condutor do cão Bóris.
E a parceria está dando ótimos frutos, e aterrorizando a bandidagem, já que Bóris já foi o responsável pela apreensão de pelo menos 712 gramas de crack, 110 gramas de cocaína, 142 pontos de LSD, 33 comprimidos de ecstasy, sete munições, aproximadamente 12 quilos de maconha e a prisão de 45 infratores da lei, ocasionando em torno de R$ 114 mil reais de prejuízo ao tráfico de drogas.
Bóris é lavado ao local suspeito e indica onde está a droga, muitas vezes humanamente impossível de ser localizado.
Além de conduzir Bóris, e o seu trabalho normal na Policia Militar, Cabo Eder já treina mais dois cães, Panthro e Annie, tendo em vista que Bóris já tem sete anos e ficará somente até ano que vem em seu trabalho. O cão também é atração nas escolas em que visita, e incentiva as crianças no projeto “Amigos do Canil”.
Cabo Eder recebeu um documento enaltecendo os seus trabalhos, já o cão Bóris foi agraciado pela câmara de vereadores com uma medalha com a sua foto.
Evento
No próximo domingo (29) Cabo Eder estará realizando o “Canil Solidário” na Praça dos Burgueses (cachorródramo) em Ourinhos a partir das 08H00.
O evento terá a presença de canis convidados, demonstração de cães policiais em ação e a presença dos cães Bóris e Panthro. Acontecerão ainda orientação veterinária, cadastro para castração de animais, vacinação e doação de animais.
Eder ainda revelou que será realizado um “cãocurso” com as escolha do maior cão, menor cão, cão mais fashion e cão mascote do evento. As inscrições serão no local e limitadas.
A organização do evento pede para a população levar um quilo de alimento, que será trocado por um cupom para concorrer a prêmios.