Saúde

Queda é a principal causa de morte acidental entre os idosos

 

 

A queda é uma das piores coisas que pode acontecer ao idoso. As consequências são físicas (fraturas e outras possíveis doenças em consequência delas) e psicológicas (depressão, por exemplo, quando é obrigado a ficar acamado).

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a queda é o mais sério e frequente acidente doméstico com os idosos e a principal causa de morte acidental depois dos 65 anos. A estimativa da incidência de quedas por faixa etária é de 28% a 35% nos idosos com mais de 65 anos e 32% a 42% naqueles com mais de 75 anos. As mulheres são mais vítimas deste tipo de acidente do que os homens.

De acordo com pesquisa feita pela entidade médica, algumas situações e componentes da casa são grandes fatores de risco para os idosos. Atenção ao alerta: iluminação inadequada, superfícies escorregadias, tapetes soltos ou com dobras, degraus altos ou estreitos, obstáculos no caminho (móveis baixos, pequenos objetos, fios), ausência de corrimãos em corredores e banheiros, prateleiras excessivamente baixas ou elevadas, roupas e sapatos inadequados. É importante que toda a família se atente aos riscos dentro da própria casa e tome medidas para tornar o ambiente ais seguro aos idosos.

“É sempre muito importante falar sobre quedas. Elas são as responsáveis, muitas vezes, por diminuir significativamente a qualidade de vida do idoso e deixá-lo condenado a uma vida de acamado. Em alguns casos, é fatal. Existem várias maneiras de prevenção. Umas delas, que batemos sempre nesta tecla, é manter o corpo ativo com exercícios físicos regulares. Com isso, a musculatura não perde força e ajuda a manter a estabilidade do idoso na marcha e em outras situações”, afirma a enfermeira Nayara Moreno, Responsável Técnica da AleNeto Enfermagem.

A AleNeto Enfermagem atende as regiões de Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo e Bauru oferecendo assistência domiciliar completa de enfermagem e uma equipe competente e treinada de cuidadores de idosos, além de todos os procedimentos de enfermagem em domicílio, como um pacote exclusivo para banhos. O home care também oferece serviço de babás e de enfermagem para recém-nascidos. A novidade é o serviço de furinho de orelha em bebês, com técnica humanizada e o procedimento no ponto neutro de acupuntura, que traz muito mais conforto e segurança ao bebê. Ligue (14) 3372-0631 e (14) 99747-0154.

 

 

Segunda etapa da vacinação contra o Sarampo começa na próxima segunda-feira (18)

VER NOTÍCIA

Santa Cruz não registra novos casos de dengue, mas campanha continua

VER NOTÍCIA

Enfermeira obstetra da Santa Casa participa de grupo de gestantes da Vila Fabiano

VER NOTÍCIA