Saúde

Apesar do aumento de notificações e casos, Santa Cruz segue sem mortes por coronavírus

 

Publicidade

 

Apesar de a semana começar com aumento de notoficações e casos positivios de coronavírus, Santa Cruz do Rio Pardo segue sem casos de mortes devido a doença.

O governo do estado de São Paulo divulgou um relatório onde a cidade aparece com um óbito. O número é incorreto.

A seceretaria de Saúde do municipio divulgou uma nota nesta quarta-feira, onde explica que esse caso citado pelo governo, trata-se de uma pessoa de Santa Cruz que estava internada em São Paulo tratando de uma outra doença. E seguindo o procedimento do hospital, ela fez o teste do Covid-19 e deu positivo. A pessoa sequer apresentou sintomas do coronavírus e acabou falecendo na capital devido a doença que estava tratando inicialmente e não de coronavírus. O sepultamento foi na semana passada no cemitério de Santa Cruz.

A nota publicada pela secretaria de Saúde acabou causando certa polêmica, pois mesmo não falando da causa da morte, alguns orgãos de imprensa acabaram interpretando que a pessoa teria morrido de coronavírus. Parentes da vitima ligaram para as redações na tentativa de esclarecer os fatos.

Leia abaixo a nota emitida, onde em nenhum momento cita a causa morte e apenas que a pessoa testou positivo para Covid-19

“Diante dos relatórios divulgados pelo estado de São Paulo sobre uma morte de Covid 19 em Santa Cruz do Rio Pardo, a secretaria de Saúde do município esclarece: O óbito é de paciente santa-cruzense que estava em tratamento na cidade de São Paulo de uma outra patologia e realizou o exame conforme protocolo do hospital e testou positivo para Covid-19. Essa pessoa morreu na capital”.

Situação na cidade

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Rio Pardo, mantendo o compromisso com a população informa a situação epidemiológica de infecção pelo COVID-19 no município no dia 27 de maio de 2020:

278 CASOS FORAM NOTIFICADOS

· 190 casos negativos por exames pelo Instituto Adolfo Lutz por critério laboratorial pelo método RT-PCR em tempo real e Testes Rápidos para Detecção de IGM/IGG;

· 63 casos positivos confirmados por exames pelo Instituto Adolfo Lutz pelo método RT-PCR em tempo real, e Laboratórios Rede Privados;

· 16 pacientes estão internados na Santa Casa de Misericórdia: Quatro na unidade de terapia intensiva em suporte respiratório não invasivo, 12 em isolamento respiratório em clínica médica;

· 50 pacientes com resultado positivo para COVID-19, já cumpriram o período de quarentena de 15 dias, e estão recuperados.

· Os demais pacientes encontram-se em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela equipe de saúde de acordo com os prazos estabelecidos pelos protocolos do Ministério da Saúde.

TESTES RÁPIDOS REALIZADOS EM BUSCA ATIVA DE CONTATOS DE CASOS POSITIVOS PARA COVID-19

23 testes positivos

132 testes negativos

 

 

Covid-19: sete internações só no final de semana em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Covid-19 em Santa Cruz: 808 casos positivos e 786 pessoas curadas

VER NOTÍCIA

Depois de três meses Santa Cruz registra caso positivo de dengue

VER NOTÍCIA