Política

Resíduos da construção civil estão sendo utilizados em melhorias de estradas rurais

 

Publicidade

 

A prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo está realizando o beneficiamento dos descartes de resíduos da construção civil do município e em seguida esse material está sendo usado na manutenção das estradas rurais.

Esse contrato foi realizado através do programa “Proben RCC” (Programa de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil), onde a prefeitura locou um equipamento para fazer a trituração do material.

Todo o resíduo recolhido pela prefeitura e caçambeiros na cidade é levado para a usina montada no bairro Grumixama, onde é realizada uma triagem e após passar pelo equipamento é usado na manutenção de estradas rurais.

O objetivo do programa é executar a britagem dos resíduos da construção civil, de maneira que se transforme em uma granulometria de 15 a 55 milímetros. O material resultado desta britagem, pó de concreto e cimento gerado no beneficiamento, é usado nas estradas rurais, gerando um grande benefício, pois facilitam a compactação do solo e consiste em um material de maior duração em relação aos resíduos sem a britagem.

O projeto tem um parecer técnico emitido pela Cetesb e o equipamento possui licença ambiental de operação. A grande vantagem desta usina é a separação de metais, durante a britagem, o que é feito por um imã acoplado no equipamento, evitando assim que o material para uso nas estradas não seja prejudicado pela presença de metais.

 

Começa nesta segunda-feira mutirão de limpeza em Santa Cruz, confira o cronograma

VER NOTÍCIA

“Nuvem Rolo” provoca curiosidade em Ourinhos

VER NOTÍCIA

Santa Casa é contemplada no Projeto de Suficiência Energética

VER NOTÍCIA