Publicidade
A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo encaminhou na manhã desta quarta-feira (09) para a Câmara de vereadores, projeto de lei que cria a Fundação Municipal de Ensino “Celso Fleury Moraes”.
A informação foi passada pelo prefeito Otacílio Parras Assis no inicio da tarde em entrevista para a rádio Alternativa FM ao jornalista Diego Singolani “É o primeiro passo para a cidade ganhar uma instituição municipal superior de ensino” comentou o prefeito.
Otacílio disse que a ideia surgiu no inicio do ano e estava sendo estudada pelo jurídico da prefeitura, e após pronto foi passado aos vereadores da base.
Além dos advogados da prefeitura, o projeto também passou pela Secretaria de Educação e Secretaria de Finanças, e após todos os ajustes o documento foi elaborado.
“Meu reuni ontem com os vereadores que apoiam a administração, e como eles mostraram apoio, resolvemos encaminhar ao legislativo para apreciação de todos” falou Otacílio.
O prefeito disse acreditar que o próximo prefeito terá condições e tempo para colocar a instituição em funcionamento.
“Já temos a Oapec com ensino superior na cidade, não queremos e não vamos fazer concorrência para eles, vamos buscar cursos que a Oapec não oferece” disse o chefe do executivo santa-cruzense.
O nome da fundação surgiu na reunião com os vereadores “Foram vários nomes colocados na pauta, de pessoas ligadas a educação, e ao final se decidiu pela homenagem ao professor Celso Fleury Moraes”.
Questionado se o prefeito já havia pensado em um espaço físico para a instituição, ele respondeu “Isso é no futuro, mas temos vários locais, um deles é onde está a Qualita, a empresa foi vendida e já estão adquirindo um terreno para a construção da concessionária, e ali é um prédio bom, grande e com adaptações pode ser usado”.
A futura instituição será mantida pela prefeitura e poderá ter alunos pagando mensalidades integrais e também outros com bolsas completas, tudo seguirá um critério social.
O projeto já está na câmara a disposição de todos os vereadores e deverá ser votado apenas na sessão do dia 28 de setembro.
Celso Fleury Moraes
A fundação levará o nome do professor de inglês Celso Fleury Moraes, que morreu aos 89 anos no dia 4 de fevereiro de 2019, deixando a esposa e cinco filhos.
Em Santa Cruz, o “teacher” como gostava de ser chamado deu aulas nas escolas Leônidas do Amaral Vieira, Genésio Boamorte e Oapec.
Após se aposentar, Celso ainda teve folego para voltar as salas de aulas, desta vez como aluno e se formou em Direito.