Educação

Escola de Caporanga tem mais uma aluna vencedora em projeto da CPFL

 

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A CPFL divulgou nesta quarta-feira (16) que a escola de Caporanga teve mais uma aluna vencedora no projeto “CPFL Nas Escolas”. No inicio da semana a empresa já havia anunciado que a aluna Mayra Luana Ferreira de Lima havia sido uma das vencedoras, apresentando um trabalho sobre energias renováveis e não renováveis e energia solar, eólica e das marés.

A nova ganhadora é a aluna Vitória Andrade da Silva, assim como Mayra, ela também é aluna da 5ª série da professora Flavia Hrestsiuk. As alunas irão ganhar um Notebook cada, e a professora (também vencedora em um projeto) irá ganhar um Smartfhone.

A entrega será no próximo dia 23 de dezembro na escola de Caporanga.

Vitória venceu na categoria de economia de consumo. Através dos trabalhos pelos aplicativos da CPFL os alunos foram orientados a trabalhar com a família a economia de energia em tempos de pandemia. Segundo Bernardo Gonzales, Coordenador de Projetos da CPFL, a família da pequena Vitória teve uma economia de 171 KWH de energia elétrica no período de realização do projeto, uma diminuição de 14% comparando os consumos de meses anteriores da residência.

A aluna gravou um vídeo para agradecer a todos “Estou muito feliz por ter ganhado esse prêmio e por participar do projeto da CPFL. A gente conseguiu diminuir o tempo de banho, apagando a luz quando ninguém está usando e desligando a televisão quando ninguém está assistindo” comentou Vitória.

Vitória com seu pai, mãe e irmãos

CPFL nas Escolas – Energia em Jogo é uma ação educativa realizada em escolas do estado de São Paulo que difunde uma cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável, promovendo a mudança de hábitos de consumo de energia de alunos, educadores e famílias.

Professores e estudantes são convidados a explorar o mundo da energia a partir de sete operações intelectuais indispensáveis à produção de conhecimento científico: observar, definir, classificar, generalizar, aplicar, questionar e verificar.

Em sala de aula, crianças, jovens e seus professores exploram atividades focadas em transformações energéticas, fontes renováveis e não renováveis, consumo direto e indireto, acesso à energia elétrica, eficiência energética, entre outros. Ao mesmo tempo, os municípios envolvidos no projeto são visitados por uma Unidade Móvel que convida os estudantes a um percurso de desafios. Nele, alunos e alunas resolvem situações-problema por meio de jogos e exploram transformações energéticas a partir de experimentos e equipamentos movidos a energia solar. Em casa, as famílias dos estudantes contam com um aplicativo que ensina boas práticas de consumo e premia quem alcançar a maior redução média de consumo de energia elétrica na vida real.

Em 2020, devido à pandemia global de covid-19 que levou ao fechamento das escolas, as atividades presenciais do projeto foram todas adaptadas para o ambiente digital, dando origem ao CPFL nas Escolas Digital – Energia em Jogo. A formação de professores passou a acontecer na modalidade a distância, em uma plataforma digital; e o percurso de atividades dos alunos, inclusive com a imersão em experimentos e jogos, foi ampliado e adaptado para um aplicativo de smartphone; um novo material didático impresso foi desenvolvido para os estudantes sem acesso à internet; novos concursos foram criados para fomentar o engajamento no projeto.

 

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