Revista

Saiba as tendências de arquitetura e decoração

 

 

Com a missão de informar o público sobre assuntos variados relacionados ao setor imobiliário, a Status ouviu neste mês, as arquitetas, Marina Arduino Barlatti e Suelen Cristina Rodrigues, da MS Arquitetura, em Santa Cruz do Rio Pardo.

As profissionais vão abordar as tendências da arquitetura e decoração para 2017, falar sobre a importância da contratação de um profissional da área no momento da obra e reforma, além das formas de execução do tão sonhado projeto, mesmo em tempos de crise.

 

arquitetura

Suelen e Marina, arquitetas da MS Arquitetura

 

CORES

O ano de 2017 será mais colorido!

Como o ano que está chegando ao fim foi marcado por muitos acontecimentos difíceis o ano que se iniciará pede cores, tons quentes, uma “solarização” especial para deixar tudo isso para trás, a tendência de cores para as pessoas criativas, dinâmicas que adoram se socializar serão tons azuis escuros, vermelho picante, e o dourado, já para os mais conservadores e tradicionais as cores suaves como verde claro, azul claro e tons pêssego.

TECIDOS

Combinar diferentes estampas está em alta, estampas multicores e com desenhos grafites são peças chave, que dão um toque de elegância e bom gosto aos ambientes. “Lembrando que para tudo existe a dose certa, devemos sempre tomar cuidado com os excessos, para não carregar demais o ambiente”, orienta Suelen.

MATERIAIS

O alto-relevo vem ganhando espaço na decoração dos ambientes e no próximo ano será ainda mais intensa a utilização desse artifício, pois além de trazerem modernidade dão a sensação de movimento, perfeito para as pessoas modernas e agitadas, para estabelecimentos comerciais. “Peças que parecem desgastadas, velhas, usadas, também trazem um charme diferenciado ao ambiente, atualmente já existem vários revestimentos de parede e piso que seguem esse conceito”, lembra Marina.

 

cores-e-tendencias-9

Ano que se iniciará pede cores e tons quentes

 

PAPEL DE PAREDE

Papel de parede é o material que está no topo da tendência 2017 e por isso merece um comentário à parte, pois trás elegância, bom gosto, sofisticação,  são uma ótima opção para dar “aquele up” ao ambiente. Papeis vinílicos são os mais indicados, pela qualidade, durabilidade e principalmente por serem “laváveis”, ou seja, permite que se faça a higienização quando necessário com pano úmido e sabão neutro, mantendo sua parede sempre viva e com aparência de nova.

CONSTRUÇÃO

As arquitetas orientam que o momento de buscar auxílio de um profissional quando se pensa em obra é logo no início. “Assim que se adquire o terreno ou assim que se toma a decisão de reformar, fazer uma obra ou reforma por conta além de ser irregular é muito perigoso”, diz Suelen.

O trabalho do arquiteto é tão importante em uma reforma quanto em uma construção, em alguns casos a reforma é mais complexa do que a obra que começa desde o alicerce, pois o estado dos materiais e o método construtivo utilizado na antiga construção devem ser observados e levados em consideração no momento das alterações que serão feitas na reforma. Em uma estrutura seja ela residencial ou comercial existem paredes de fechamento e paredes estruturais, as de fechamento podem ser feito aberturas ou até mesmo removidas na sua totalidade, já as que têm função estrutural não podem ser submetidas a aberturas, pois comprometerá o imóvel, podendo surgir trincas, rachaduras ou em alguns casos até mesmo o desabamento de parte ou de toda a estrutura. “Outra vantagem de procurar o profissional com antecedência é que se pode pensar com bastante calma, buscando as melhores soluções planejando o projeto nos mínimos detalhes ajustando até que chegue exatamente a altura da necessidade e do sonho de cada cliente”, garante Marina.

CRISE

De acordo com Marina, como a crise econômica a qual o país atravessa deve ser passageira como foram as outras, é necessário saber lidar com esse período para que os projetos não sejam afetados, nem em qualidade nem em prazo de entrega. “É possível um projeto ser ajustado para que tenha menos custo sem comprometer a qualidade final, e o melhor é que um projeto bem elaborado continua a trazer benefícios após sua conclusão através de soluções sustentáveis, como reuso de água de chuva através de cisternas, aberturas que trazem ao ambiente iluminação natural e ventilação, um ambiente bem iluminado e ventilado reduz o uso de lâmpadas e do ar condicionado”. Hoje em dia existem no mercado muitas outras soluções que trazem benefícios de economia após a conclusão, como placas fotovoltaicas, telhados verdes, jardins verticais entre outras, também se pode reduzir custos investindo em um orçamento de obra, cronograma de execução, contratando uma empresa ou equipe que preste todo o serviço do alicerce ao acabamento, é essencial e é muito importante ter o arquiteto acompanhando sua obra para evitar falhas e consequentemente desperdício.

DICA

A dica das arquitetas para quem tem criatividade, mas falta tempo e prática é procurar um profissional e explicar quais as suas necessidades para essa obra, tudo que te atrai esteticamente, cada detalhe é muito importante, o profissional saberá interpretar todas essas informações e transpô-las ao projeto para que você tenha o imóvel dos seus sonhos.