Revista

Entidades se unem para conscientizar população sobre a importância da doação

 

 

Em um momento econômico crítico, como o atravessado pelo Brasil, as entidades sociais sofrem mais que nunca com dificuldades financeiras. Em Santa Cruz do Rio Pardo, não é diferente, por isso as instituições se uniram para conscientizar a população da importância das diversas formas de doação para ajudar as mesmas a se manterem em funcionamento. As entidades envolvidas são Lar São Vicente de Paulo, Educandário O Lar da Criança, Associação Infanto Juvenil Maria Vitória, Santa Casa de Misericórdia, Apae, entre outras.

Entre as alternativas de auxílio estão às doações feitas através do Imposto de Renda. Pessoas físicas podem realizar doações abatendo até 6% do imposto devido e, as pessoas jurídicas, até 1%. Os recursos são encaminhados ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, gerenciado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente)- que realiza o rateio para as entidades portadoras de projetos-, as doações já possibilitaram diversas melhorias.

A Associação Infanto Juvenil Maria Vitória, por exemplo, que realiza constantes doações à UTI Neonatal da Santa Casa, é uma das beneficiadas.  

As doações a serem utilizadas no próximo exercício devem ser encaminhadas até 31 de dezembro, mas o contribuinte pode doar o ano todo. O indicado é procurar o contador para orientação.

Além disso, os repasses das empresas às entidades, através da isenção de percentual do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) também são possíveis. Em Santa Cruz, atualmente o projeto Orquestra de Câmara Santa Cruz é mantido desta maneira. Para isso a entidade tem de ter aprovado o projeto junto ao Estado.

ARENA SOLIDÁRIA

Fora estas condutas, em 2017, a Festa do Peão de Santa Cruz também terá tom solidário. Dentro da arena, haverá a Arena Solidária, uma espécie de área vip, cuja renda será revertida para Santa Casa, Lar da Criança e Apae.

Aliás, os cartões estarão à venda nos seguintes pontos: Apae, Centro Cultural Special Dog, Drogalar, Micromap, Central do Rodeio e Escritório Help.   

“Com esta união, esperamos conseguir ajuda de toda a sociedade para atravessarmos este momento financeiro difícil”, menciona o provedor da Santa Casa, Hélio Pichinin.