Revista

Maior Superlua em quase 70 anos vai iluminar o céu nesta segunda

 

G1

Nesta segunda-feira (14), o céu será iluminado pela maior Superlua desde 1948. O fenômeno ocorre quando o perigeu da Lua – ponto da órbita mais próximo da Terra – coincide com a Lua Cheia.

A Lua atinge o perigeu às 9h22 (horário de Brasília) e estará cheia às 11h52. Ao anoitecer, a Lua poderá ser vista em tamanho maior no mundo inteiro.

Em alguns países, como Austrália, a Superlua já pôde ser vista. 

Segundo especialistas, uma Superlua costuma ser 14% maior e 30% mais luminosa do que a Lua Cheia em seu apogeu – ponto da órbita mais distante da Terra.

Segundo o astrônomo Cássio Barbosa, colunista do G1, a distância do perigeu desta segunda-feira será de 356.511 km, menor distância entre a Terra e uma Lua Cheia desde 26 de janeiro de 1948.

A próxima ocasião em que a Lua Cheia estará tão próxima será em 25 de novembro de 2034. Mas a Superlua do século, segundo Barbosa, ocorrerá em 2052, quando a distância do perigeu será de 356.424 km.

“Os observadores terão a impressão de que a Lua é gigante”, disse à AFP Pascal Descamps, do Observatório de Paris. A melhor maneira de observar o fenômeno é ir para um local aberto e longe da iluminação das grandes cidades.

Em alguns lugares do mundo, como a Austrália, a Superlua já foi vista nas últimas horas, clique no link e veja as fotos:

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/fotos/2016/11/superlua-e-registrada-pelo-mundo-fotos.html#F2232589

 

 

 

Sobrevivente do avião da Chapecoense, goleiro Follmann já está no Brasil

VER NOTÍCIA

CPF na certidão de nascimento passa a ser obrigatório no Estado de São Paulo

VER NOTÍCIA

Juiz manda bloquear Facebook em todo o Brasil por 24 horas

VER NOTÍCIA