Esportes

“Bora Correr” para fazer o bem

 

 

Projeto de Bauru voltado para deficientes visuais fecha parceria com a CART  

 

Tiago é um jovem que há 6 anos pratica Atletismo. Morador de Jaú, a 51 quilômetros de Bauru, ele descobriu com a irmã a paixão pelo esporte e inseridos em um cenário que já contava com infraestrutura precária para prática esportiva, ele ainda teve que superar sua deficiência visual para conseguir correr. Em 2014, ele foi apresentado ao projeto Bora Correr de Bauru, uma iniciativa que trabalha a motivação de pessoas com deficiência visual por meio do atletismo. A entidade foi criada em razão da pouca acessibilidade e opções esportivas para cegos, por isso os trabalhos focam no desenvolvimento dos participantes e na abertura de possibilidades dentro da sociedade.

 

 “O Atletismo em si, com toda estrutura que tenho, me deu mais autonomia e independência”, conta Tiago, que de terça a sábado viaja sozinho de ônibus para Bauru, onde dá aula de música e participa do Projeto. Junto com ele, outros participantes realizam atividades específicas para deficientes visuais e que exigem dedicação de acordo o preparo físico de cada um. De duas a cinco vezes por semana eles participam de aulas na pista de Atletismo do Estádio Milagrão e fazem sessões de fisioterapia para o fortalecimento muscular.

 

“A ONG me abraçou, porque sempre senti necessidade de estar inserido numa atividade esportiva”, complementa Tiago.

 

Esses recursos são possíveis com diversas doações e repasses através do ISS de empresas e também com o apoio da Prefeitura Municipal de Bauru, Sesi e agora da CART- Concessionária Auto Raposo Tavares com apoio do Instituto Invepar. “Até fecharmos a parceria com a CART nós contávamos só com os recursos financeiros adquiridos através de doações. Esses recursos servem para oferecermos refeição para os participantes do projeto, já que a pista onde são realizadas as aulas fica em um local afastado da cidade. O ano de 2016 foi decisivo para o projeto e o apoio da CART e do Instituto Invepar nos ajudou”, comenta a idealizadora do projeto, Dra. Daniela Seda.


A Concessionária junto com o Instituto Invepar apoia o Bora Correr, selecionado no III Edital de Seleção de Projetos, um processo que permite o suporte técnico e financeiro a iniciativas que valorizam o desenvolvimento local. Essa prática vem acontecendo desde 2012. “A CART procura integrar seus negócios ao desenvolvimento dos municípios por onde passa o Corredor sob sua administração e encontrou no Edital do grupo Invepar uma oportunidade de viabilizar projetos como o Bora Correr, que dependem do apoio da sociedade”, explica o gerente de relações institucionais da CART, Athayde Caldas Júnior.


Além do esporte, o Edital do Instituto Invepar apoia iniciativas com foco na educação, meio ambiente, cultura, tendo o empreendedorismo e apoio à gestão pública como temas transversais. “Parcerias como essa são importantes tanto para o município quanto para os participantes, que encontram novas oportunidades para entrar no mercado de trabalho e desenvolver ações socioambientais que beneficiam as comunidades locais”, reforça Athayde.


O envolvimento da CART com o Bora Correr é dado pelo Projeto ISS Esporte, o qual repassa 0,25% do valor adquirido pelo ISS (Imposto Sobre Serviço) dos pedágios. O repasse está enquadrado na Lei Municipal nº 3.791/94, 4153/96 e 4705/01. Mas, todos podem ajudar. O Bora Correr tem um bazar permanente no qual arrecada peças infantis (de brinquedos a carrinho de bebê) e reverte a venda dessas doações em assistência aos integrantes carentes do projeto. Além disso, a ajuda de artigos esportivos, como tênis e roupas apropriadas, e o auxílio de corredores de rua durante os treinos também são bem-vindos.


A CART, uma empresa Invepar Rodovias, administra o Corredor CART, que é formado pela SP-225 João Baptista Cabral Rennó, SP-327 Orlando Quagliato e SP-270 Raposo Tavares, no total de 834 quilômetros entre Presidente Epitácio e Bauru, sendo 444 no eixo principal e 390 quilômetros de vicinais. A concessionária está inserida no Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, fiscalizado e regulamentado pela ARTESP – Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo.

 

 

Corredor CART oferece opções para espantar o calor durante os meses mais quentes

VER NOTÍCIA

De ponta a ponta Corredor CART proporciona mais segurança aos motoristas

VER NOTÍCIA

CART informa alteração em sua Diretoria Executiva

VER NOTÍCIA