Entretenimento

Sexta-feira tem “Grito de Carnaval” no Centro Cultural Special Dog

 

 

Prepara o confete e a serpentina que nesta sexta-feira, dia 17, tem “Grito de Carnaval” no Centro Cultural Special Dog. A programação tem início às 18h00, com uma imperdível matiné que vai colocar a criançada para dançar e brincar. E a partir das 20h00, é hora de relembrar as marchinhas de carnaval em uma apresentação pra lá de animada dos alunos e professores do Centro Cultural. A entrada é gratuita.

O repertório foi montado com as lendárias marchinhas de carnaval brasileiras que tiveram origem no final do século XIX, a partir das marchas portuguesas. Já no Brasil, o primeiro registro de “marchinha” foi a composição “Ó abra alas” de Chiquinha Barbosa, em 1889, criada especialmente para animar o cordão Rosa de Ouro. Entre os anos 1901 e 1910, essa canção foi grande sucesso nos carnavais, tornando-se símbolo da festa carioca. 

As marchinhas de carnaval consagraram-se entre as décadas de 1920 e 1960, após esse período entraram em declínio, porém, nunca chegaram a desaparecer. As letras escracham o “jeitinho brasileiro”, são divertidas e retratam os costumes e a história do país no século passado. Entre os sucessos estão “Mamãe eu quero” (1937), “Chiquita Bacana” (1948), “Me Dá Um Dinheiro Aí” (1959) e muitas outras. 

Acompanhe uma pedaço do ensaio:

 

 

Secretaria de Cultura de Santa Cruz realiza oficina de “Poesia na Prática”

VER NOTÍCIA

Tradicional encenação da Paixão de Cristo será realizada nesta sexta-feira com apoio da prefeitura

VER NOTÍCIA

Balé de Santa Cruz conquista prêmio em festival na cidade de Marília

VER NOTÍCIA