Região

Desconto do IPTU de Ourinhos está entre os maiores da região

 

 

O desconto de 10% no pagamento integral á vista do IPTU de Ourinhos segue a média regional e é um dos maiores entre mais de dez cidades analisadas. Em Santa Cruz do Rio Pardo, por exemplo, o imposto subiu 25% e o contribuinte não terá abatimento algum, mesmo se quitar todo o carnê. Nas cidades de Ipaussu e Marília os descontos serão de apenas 5%. E praticamente todos os municípios que compõem a UMMES (União dos Municípios da Média Sorocabana), incluindo Ourinhos, seguem a margem de 10%. 

O IPTU de Ourinhos não sofreu aumento, apenas foi corrigido pela inflação medida pelo INPC de 9,15% (período de setembro de 2015 a outubro de 2016). O reajuste é obrigatório para não caracterizar renúncia de receita. A renúncia de receita é vedada conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal 101/2000, paragrafo 1º do Artigo 14.

O número de parcelas foi reduzido de 12 para 11, pelo fato da antiga gestão não ter feito a confecção dos carnês, o que era de sua responsabilidade, gerando um atraso na entrega do IPTU, que só chegou neste mês de fevereiro às residências, o que impossibilita a concessão de pagamento em 12 parcelas.

Os contribuintes que receberam os carnês do IPTU já podem pagar o valor total do tributo à vista com desconto de 10% mesmo antes do vencimento. Os Correios finalizam esta semana a entrega dos 52 mil documentos.

O imposto também pode ser pago no vencimento. São cinco datas diferentes; 22, 23, 24, 27 e 28, de acordo com o grupo imobiliário em que cada contribuinte está inserido. O valor total também pode ser parcelado em 11 vezes.

O IPTU pode ser pago em todas as agências bancárias conveniadas, Casas Lotéricas, Correspondentes bancários, Terminais de Auto Atendimento, internet banking e demais serviços eletrônicos nas agências conveniadas.

Quem tiver dúvida pode acessar o site www.ourinhos.sp.gov.br/iptu, lá é possível verificar como é feito o cálculo do IPTU e respectivas alíquotas, consultar os grupos de vencimento e bancos conveniados. No mesmo endereço é possível requerer a 2ª via do carnê, pesquisa de débitos, emitir certidões, entre outros serviços.

 

 

Secretaria de Meio Ambiente realiza mutirão de limpeza em avenida do Jardim São João

VER NOTÍCIA

Santa Cruz lança projeto “Todas In Rede” com presença de Secretário de Estado

VER NOTÍCIA

Em projeto pioneiro prefeitura lança o “Emprega PCD” em Santa Cruz

VER NOTÍCIA