Região

Oncologia da Santa Casa de Ourinhos será credenciada pelo SUS

O deputado Ricardo Madalena (PR) assumiu o compromisso em novembro de 2014, antes mesmo do início de seu mandato e após quase dois anos de gestões junto ao Governo, o parlamentar e o prefeito Lucas Pocay comemoram a esperada conquista.

 

Dados do Ministério da Saúde mostram que o câncer é a segunda maior causa das mortes por doença no Brasil, tendo crescido sua incidência de forma progressiva nos últimos anos.  A enfermidade requer atenção apropriada, tratamentos prolongados e acompanhamento adequado, já que há possibilidade de reaparecimento da doença. Sensível a essa realidade, o deputado Ricardo Madalena (PR) colocou seu mandato em defesa daqueles que sofrem com esse mal que acomete pessoas em todo o mundo.

Além do compromisso assumido em novembro de 2014 com dirigentes da Santa Casa de Ourinhos, de lutar pelo credenciamento do setor de Oncologia do hospital junto ao SUS e garantir o atendimento às pessoas menos favorecidas socialmente de toda a região, o mandato do deputado Ricardo Madalena vem ganhando notoriedade, também, por sua pioneira e intensa luta em defesa da liberação da fosfoetanolamina sintética, conhecida popularmente como a “pílula do câncer”, que graças à adesão do comunicador Ratinho e do Governador Geraldo Alckmin, vem avançando nas pesquisas com grupos de pacientes.

 

O DIA D

O anúncio da assinatura do credenciamento com o Sistema Único de Saúde (SUS) por parte do governo paulista foi feito pela Secretaria da Saúde de São Paulo, na sexta-feira pela manhã (dia 24 de fevereiro), conforme divulgado em vídeo pelo prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay, que reconheceu o comprometimento do deputado Ricardo Madalena na caminhada de lutas até a tão esperada conquista, onde mencionou:

“O grande responsável por essa importante vitória é o deputado Ricardo Madalena, que desde o inicio manteve-se empenhado na luta pelo credenciamento do serviço de Oncologia junto ao SUS.”, reconhece o prefeito ao concluir: “Agora poderemos oferecer uma saúde melhor para essas pessoas que estão atravessando esse problema, uma doença tão difícil, que debilita, e que agora poderá ser tratada em nossa cidade.”, comemora Pocay.

Para o deputado Ricardo Madalena, muito além da titularidade do trabalho estão os benefícios que ele leva à população. “São quase dois anos de muita dedicação do nosso mandato para podermos celebrar hoje essa importante conquista. Porém, apesar do orgulho de ver o resultado de mais uma luta nossa, o que me deixa feliz é poder contribuir com o bem-comum, com uma vida melhor às pessoas e famílias que sofrem com essa triste e terrível doença. Isso, sem qualquer dúvida, é o mais importante, é o que realmente nos deixa satisfeito e realizado neste momento.”, revela Madalena.

 

É HORA DE SOMAR E NÃO SUBTRAIR

 Importante mencionar que o deputado estadual Ricardo Madalena, não defende o descredenciamento desses serviços oferecidos em outros hospitais da região, e  deixa o seu posicionamento nesse sentido: “Jamais podemos concordar com esse absurdo. Nossa árdua luta nesses anos, foi e continua sendo, no sentido de ampliar o atendimento de Oncologia pelo SUS na nossa região, e assim, possibilitar que esse serviço atenda a grande demanda de pessoas simples que carecem desse tratamento.”, defende Madalena, que continua:

“Vejo com muita tristeza o posicionamento daqueles que defendem o fechamento de serviços de Saúde oferecidos pelo SUS. Precisamos, sim, preservar os serviços oncológicos que já existem, e trabalhar para aumentar a oferta desses tratamentos às pessoas que mais necessitam socialmente. Esse foi, e continua sendo, o propósito da nossa luta pelo credenciamento do setor de Oncologia da Santa casa de Ourinhos.”, afirma Madalena.

 

A LEI DIZ QUE “SIM”

O deputado Ricardo Madalena alerta ainda: “Vale ressaltar que a Portaria nº 140 de 2014, do Ministério da Saúde diz em seu capítulo 4, artigo 28, inciso 3, o seguinte texto “Nos estados da Região Sul e Sudeste, por apresentarem maior contingente de população acima de 50 anos, será admitida a habilitação de estabelecimentos de Saúde, como CACON ou UNACOM, para as áreas com população inferior a 500 mil habitantes, desde que nessa população, haja a estimativa de 900 casos anuais de câncer de pele não melanoma.”. Então, a legislação do próprio órgão nacional, nos mostra que é possível credenciar outros hospitais, para atender a demanda na região, sem que seja necessário o descredenciamento de outros, como defendem algumas autoridades e lideranças, à quem peço que reavaliem suas posturas, em detrimento das centenas de pessoas que sofrem com este mal e não suportam mais ficarem, sempre, no prejuízo. Vamos dar às mãos e somar pela população que mais precisa!”, exclama o deputado Ricardo Madalena.

 

UNIDADE PELO BEM DO POVO

Na quinta-feira (23/2), véspera do anúncio, o deputado Ricardo Madalena, acompanhado do prefeito Lucas Pocay, estiveram no Palácio do Governo e cobraram um posicionamento sobre o credenciamento.

“Na sexta-feira, a Secretaria da Saúde de São Paulo, nos ligou confirmando a boa notícia”, revela com felicidade o deputado Madalena ao destacar a unidade e a integração de pessoas que foram importantes em todo o processo de luta até a vitória. “Num momento em que as pessoas desacreditam dos políticos, é muito gratificante ver que há homens públicos comprometidos com o bem-estar da população. E nessa nossa caminhada foram muitas as autoridades que nos acompanharam e foram fundamentais na conquista desse importante serviço de Saúde Pública para a região de Ourinhos.”, reconhece Madalena ao continuar:

“Destacamos o trabalho e colaboração do prefeito Lucas Pocay (que esta fazendo um grande trabalho na área da saúde, para a população), que desde o primeiro momento esteve do nosso lado. Aproveito o ensejo para parabenizá-lo por todo empenho e dedicação.”

 “Também agradeço pelas fiéis parcerias do Administrador-Geral da Santa Casa de Ourinhos, Fernando Abreu, o Presidente da entidade, Celso Zanuto, Governador Geraldo Alckmin, Secretário David Uip, além de vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e lideranças comunitárias da região, que formaram a unidade nessa nossa honrosa luta, afinal sem essas parcerias nada seria possível, inclusive o nosso mandato.”, explica o parlamentar paulista, Ricardo Madalena, ao concluir:

 “O dep. federal, Capitão Augusto, que tem colaborado também, agora será o nosso parceiro em Brasília para acompanhar os trâmites finais do credenciamento com o SUS, já que toda documentação exigida foi encaminhada ao órgão no Distrito Federal.”, revela Madalena.

SERVIÇO DE REFERÊNCIA

Madalena ressaltou, ainda, que a Santa Casa de Ourinhos já conta com infraestrutura moderna para receber os pacientes. “As instalações e os equipamentos são de última geração e não temos dúvidas que os serviços da Santa Casa de Ourinhos serão referência no tratamento desta terrível doença no estado de São Paulo.”, comemora Madalena ao concluir: “Será aliviada a dor de muitos enfermos que até o momento precisam viajar a cidades distantes, como Jaú e Barretos, para o necessário tratamento, ficando longe de seus familiares, algumas vezes até mesmo em estado terminal. Agora com o tratamento perto de casa, o sofrimento é amenizado e as esperanças de uma vida melhor são multiplicadas.”, avalia em tom de dever cumprido, o determinado deputado Ricardo Madalena.

COMPROMISSO FIRMADO. COMPROMISSO CUMPRIDO!

O compromisso de Ricardo Madalena na luta pelo credenciamento do setor de Oncologia da Santa Casa de Ourinhos foi firmado no dia 24 de novembro de 2014, e após ser eleito, visitou o hospital e conheceu as novas alas. Na ocasião o administrador do hospital, Fernando Abreu, falou das boas expectativas para 2015 em diante com a posse de Madalena.

“O fato de termos um deputado estadual em nossa região é um fato histórico, ainda melhor sendo o senhor Ricardo Madalena, uma pessoa simples, humilde e comprometida com as necessidades de nossa instituição, assim como com a saúde da região. Ė um fato encorajador, que nos fortalece e traz muita esperança de que possamos ter uma região mais desenvolvida e melhor para nossa população. Meus parabéns nobre deputado, conte comigo e com essa instituição, que com sua ajuda e confiança faremos uma saúde melhor para todos.”, disse o entusiasmado Fernando Abreu à imprensa na época.

OUTRAS CONQUISTAS

As conquistas do deputado Ricardo Madalena à Santa Casa de Ourinhos não pararam por aí. Em 2016, entre emendas parlamentares e gestão para liberação de atrasados, o parlamentar republicano conquistou quase R$ 2 milhões para a instituição ourinhense. O mandato de Madalena tem contribuído para que o referenciado hospital mantenha a excelência de seus serviços à população de toda a região de Ourinhos.

 

 

Santa Cruz lança projeto “Todas In Rede” com presença de Secretário de Estado

VER NOTÍCIA

Em projeto pioneiro prefeitura lança o “Emprega PCD” em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Susto em Cândido Mota, piso cede durante entrevista do governador Tarcísio de Freitas

VER NOTÍCIA