Revista

É possível acreditar em tudo o que o idoso diz?

 

 

Confusões mentais, birra e informações omitidas deixam familiares de cabelo em pé

 

Filhos que têm pais idosos se preocupam quando estes moram sozinhos. Será que ele tomou o remédio? Será que se alimentou bem? Sente dores ou está com alguma dificuldade? Esses questionamentos são frequentes para estes filhos, que já não acreditam em tudo aquilo que os pais dizem, principalmente quando moram longes e não conseguem fazer visitas regulares.

Os filhos começam a desconfiar que as informações passadas não são verdadeiras quando checam a situação “ao vivo”. “Já tivemos um caso que a mãe falava para os filhos que se alimentava bem, mas ficou tanto tempo sem comer, que acabou internada na Santa Casa em estado grave”, lembra Nayara Moreno, enfermeira chefe da AleNeto Enfermagem.

“Pequenas mentirinhas” podem acabar em grandes problemas. Os motivos para os idosos mentirem ou esconderem informações são variados. Em alguns momentos, eles tomam essas atitudes por não quererem preocupar os filhos ou que estes gastem dinheiro com remédios ou qualquer tipo de cuidado com os pais. Também existem os casos em que os idosos não falam toda a verdade com o objetivo de chamar a atenção dos familiares.

É importante a família ficar alerta e sempre investigar se é mesmo real aquela história contada. Outras vezes, a mentira não é bem uma mentira, e sim alguma confusão mental, que pode ser uma demência senil ou mesmo Alzheimer, o que torna a situação muita mais perigosa e grave.

“Idosos com confusões mental devem ter um acompanhamento profissional para não colocarem a própria vida em risco”, alerta Nayara Moreno.

A AleNeto Enfermagem presta atendimento domiciliar em Santa Cruz do Rio Pardo e região. Para conhecer mais, ligue (14) 3372-0631 e no telefone de plantão 24 horas (14) 99747-0154.

 

 

Secretaria de Saúde realiza nebulização em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Combate a Dengue: Prefeitura de Santa Cruz realiza mutirão de limpeza, confiras as datas

VER NOTÍCIA

Santa Cruz registra 21 casos positivos de dengue, Eldorado e Centro os locais mais afetados

VER NOTÍCIA