Revista

Novembro Azul: confira as Unidades de Saúde que estenderão atendimento

 

 

Diego Singolani (foto), Secretário de Saúde, garante as unidades básicas estão preparadas para o novembro azul.

 

Depois da campanha ‘Outubro Rosa’, de combate do câncer de mama, chega o ‘Novembro Azul’, mais uma campanha de conscientização direcionada, dessa vez, aos homens. O alvo agora é o combate ao câncer de próstata.

A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo, através da Secretaria Municipal de Saúde convida a todos os homens para participar do dia “D” da Saúde do Homem, que será realizado no dia 28 de novembro. As ações que já acontecem por meio do programa “Saúde do Homem” serão intensificadas neste dia e para atender a classe trabalhadora será ampliado o horário de atendimento no CSII “Dr. José Carqueijo” (Postão da Tiradentes);  Unidade Básica de Saúde “Dr. Waldomiro Ferreira Neves”, da Vila Mathias; Unidade de Saúde da Santa Aureliana e na Unidade Básica de Saúde do Bairro Estação das 17 às 21 horas.

A campanha “Novembro Azul”, busca conscientizar a população masculina para a importância da prevenção do Câncer de Próstata e de outras doenças que atingem os homens, como as doenças sexualmente transmissíveis. O exame e indicado para homens maiores de 50 anos e se existir histórico de câncer de próstata na família a idade cai para 40 anos.

O câncer de próstata, é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Entre os fatores de risco está a idade avançada, já que esse tipo de câncer costuma se desenvolver após os 50 anos de idade, além do histórico familiar, fatores hormonais e ambientais, excesso de peso, sedentarismo e hábitos alimentares – como de uma dieta rica em gorduras e pobre em frutas, legumes e verduras.

Como o câncer de próstata se desenvolve apresentando sintomas apenas em estágios mais avançados, a prevenção é muito importante para garantir a eficácia do tratamento. O diagnóstico pode ser feito por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA).

 

 

Secretaria de Saúde realiza nebulização em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Combate a Dengue: Prefeitura de Santa Cruz realiza mutirão de limpeza, confiras as datas

VER NOTÍCIA

Santa Cruz registra 21 casos positivos de dengue, Eldorado e Centro os locais mais afetados

VER NOTÍCIA