Região

Bernardino de Campos: Alunos escrevem livro com direito a “Noite de Autógrafos”

 

 

No último dia 13 de dezembro de 2017, a escola E.E.Cel José Inocêncio Moreira de Bernardino de Campos realizou a noite de autógrafos do livro “Causos Assombrados”. O livre de autoria dos alunos do 6º ano A, coordenado pela professora Elaine Ap. Albiéri Augusto.

O trabalho surgiu a partir do conteúdo presente no Caderno do Aluno de Língua Portuguesa que apresenta o gênero conto fantástico, com Edgar Allan Poe, autor conhecido por seus contos de mistério. Os alunos demonstraram grande interesse no tema, passaram a relatar em sala de aula muitos causos que rondam a nossa região, lendas do folclore brasileiro, como a do Lobisomem, Mula Sem Cabeça, Saci, Luzes Misteriosas, entre outros relatos orais.

Os pais compareceram em massa na noite de autógrafos

 

Vendo o grande interesse dos alunos pelo assunto a professora Elaine e as próprias crianças decidiram produzir um livro de contos fantásticos, dessa forma dariam vazão a grande criatividade da classe, além de propiciar aos alunos um encontro com o texto literário e com o processo de escrita e construção do texto, formando assim alunos leitores e escritores.

Produziram neste projeto textos que tem a identidade cultural típica dos causos do interior, pois os alunos retrataram em suas histórias o que os seus avós, e demais familiares contaram, são os causos que rondam a nossa região, isso tornou o trabalho para eles ainda mais significativo.

Para a ilustração do livro contaram com o apoio do aluno Gabriel Higuchi Cavazzana da 3ª série do Ensino Médio, também da escola E.E.Cel José Inocêncio Moreira, ao fazer as ilustrações do livro “Causos Assombrados”, Gabriel ouviu os pedidos de todos os alunos e transmitiu brilhantemente para o papel o que estava na imaginação.

Aluna autografa um exemplar do livro

 

Para decoração do ambiente e coquetel houve a contribuição da professora de Arte Elizete e a professora responsável pela sala de leitura Carmen, para recepcionar os alunos, familiares e a comunidade presente.

O processo de escrita do livro durou todo o ano letivo, tendo seu auge na noite de autógrafos onde a comunidade participou maciçamente, os alunos puderam ver pronto o trabalho de todo ano. Na grande noite o 6º ano A teve seu trabalho divulgado na escola e na comunidade, sendo prestigiados por seus familiares, amigos e professores.

A professora Elaine muito satisfeita com o resultado acredita que este projeto que culminou no livro “Causos Assombrados”, vai com certeza contribuir para a formação e o desenvolvimento educacional, pessoal, intelectual e afetivo dos alunos.

 

 

 

 

 

Alunos do Sesi Santa Cruz irão participar de competição nos Estados Unidos

VER NOTÍCIA

Prefeitura de Santa Cruz promove curso de Auxiliar Administrativo

VER NOTÍCIA

Prefeitura de Santa Cruz instala “botão do pânico” em toda rede municipal de ensino

VER NOTÍCIA