Saúde

Veja a maneira correta dos filhos cuidarem de seus pais

 

 

Familiares devem assumir o papel de dar afeto e deixar as situações práticas para profissionais

 

O grande desafio para filhos que têm pais doentes ou com restrições físicas e fisiológicas por conta da idade é a maneira correta de cuidar e dar atenção a estes idosos.

O primeiro, e grande equívoco, cometido pelos filhos é assumir a responsabilidade total por procedimentos que exigem conhecimento profissional. Por exemplo, assumir responsabilidade por curativos complexos e administração de uma longa lista de medicação. É fundamental que eles participem dos cuidados com os pais. Mas é preciso se colocarem na função adequada.

O estresse causado por responsabilidades que precisam de atenção diária levam estes filhos, naturalmente despreparados para tal função, a uma condição de esgotamento físico e psicológico, que não vai fazer bem ao filho e, pior, não trará os efeitos desejados nos cuidados com os pais.

“É muito perigoso quando os pais viram pacientes dos filhos. A melhor maneira destes cuidarem é criando condições de conforto, carinho e sustentação familiar. Por exemplo, é muito mais útil para o bem-estar do idoso os filhos tomarem um prazeroso café da tarde com ele, conversando assuntos amenos, após o banho do pai ou da mãe do que dar o banho no pai e na mãe”, aconselha Nayara Moreno, chefe de enfermagem da AleNeto Enfermagem.

O banho é uma clássica situação de perigo na relação entre pais doentes e filhos. O constrangimento e o sofrimento para ambos neste momento mais atrapalha do que ajuda na situação.

“É muito comum filhos nos procurarem extremamente cansados física e psicologicamente após tentarem cuidar da rotina dos pais durante alguns meses. Quando insistem, desistem de vez  depois de algum tempo e aí são eles que ajudam, na maioria das vezes de um terapeuta”, diz Alexandre Moreno, diretor da AleNeto

A AleNeto Enfermagem oferece uma série de opções de plantões personalizados de cuidadores de idosos, todos da área de enfermagem, de acordo com os dias e as necessidades de cada família. Para saber mais sobre o assunto e conhecer de perto o trabalho da empresa, ligue (14) 3372-0631 e no telefone de plantão 24 horas (14) 99747-0154 ou faça uma visita no escritório que fica na Avenida Batista Botelho, 418, sala 4.

 

 

Secretaria de Saúde realiza nebulização em Santa Cruz

VER NOTÍCIA

Combate a Dengue: Prefeitura de Santa Cruz realiza mutirão de limpeza, confiras as datas

VER NOTÍCIA

Santa Cruz registra 21 casos positivos de dengue, Eldorado e Centro os locais mais afetados

VER NOTÍCIA